Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

CEEE Grupo Equatorial realiza melhorias no sistema elétrico de Pelotas

CEEE Grupo Equatorial realiza melhorias no sistema elétrico de Pelotas
13 dezembro
10:49 2021

Estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões que vão beneficiar cerca de 200 mil pessoas.

Ações estão dentro do Plano de Investimentos proposto pela nova gestão da empresa, que busca melhorias no serviço em todas as áreas, com investimentos em subestações, linhas de distribuição, alimentadores, entre outros.

A CEEE Grupo Equatorial realiza, em 2021, e vai continuar, em 2022, a promover melhorias em todo o sistema elétrico que supre a cidade de Pelotas e sua região metropolitana, localizada a 260 km de Porto Alegre. Todas as ações estão dentro do Plano de Investimentos proposto pela nova gestão da empresa, que busca melhorias no serviço em todas as áreas, com obras em subestações, linhas de distribuição, alimentadores e em outros equipamentos.

Nesta região, estão sendo aplicados cerca de R$ 4 milhões que vão beneficiar cerca de 200 mil pessoas. Entre as atividades já realizadas, foram feitas 550 inspeções de rede, incluindo a utilização de equipamentos termográficos (detecção de defeitos por pontos de calor), além da manutenção de oito alimentadores (equipamentos que suprem a rede de energia) de média tensão (Zona Rural, Arroio do Padre, Centro, Navegantes, Cruzeiro, Dunas, Jardim Europa, Areal e Capão do Leão) e de 13 circuitos de baixa tensão, localizados em regiões como Vila Princesa, Getúlio Vargas, Sanga Funda, Jardim das Tradições, Capão do Leão – Jardim América e Cohab Tablada.

“Entre as melhorias  previstas, estão o adequado manejo da arborização urbana, correção e troca de postes de sustentação de rede e estruturas de média tensão e o desdobramento de circuitos de baixa tensão, para aumentar a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia aos nossos clientes”, afirma Sérgio Appel, Gerente de Distribuição da empresa.

No segundo semestre de 2021, foram finalizadas também outras duas grandes obras: a primeira, em todo o trecho da Av. Leopoldo Brod, entre Av. Fernando Osório e a BR-116, contemplou a substituição de traçado do alimentador e de seus cabos de energia para uma região com menor influência de árvores; já a segunda tratou da substituição de 1,2 mil metros de cabos próximos à BR-116, no município do Capão do Leão, em frente ao antigo Extremo Sul, por uma rede protegida, evitando o contato com a vegetação e eventuais falhas.

Obras em 2022

Para 2022, as obras da CEEE Grupo Equatorial em Pelotas continuam, com intervenções em outros cinco alimentadores nas regiões de Santa Terezinha/Três Vendas/Lindóia/Getulio Vargas, Centro, Umuharama/Areal/Parque Una, Obelisco e Baronesa.

Também estão sendo implantadas intervenções que já estão promovendo melhorias no fornecimento de dupla alimentação (loop automation – serviço que altera o fornecimento de energia para outra linha caso falte suprimento pela rede principal) em três circuitos que suprem a Beneficência Portuguesa, o Centro de Pelotas e a região de condomínios do Laranjal. Essas obras trarão menor tempo de interrupção e melhorarão ainda mais a qualidade e confiabilidade no sistema elétrico da CEEE Grupo Equatorial.

“A empresa também pretende construir uma nova agência física de atendimento, iniciar projetos de regularização de energia em áreas irregulares e estuda construir novas subestações no Centro de Pelotas e no Laranjal”, finaliza Appel.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções