Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Central de Transplantes comemora 30 anos

27 setembro
09:05 2017

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, que se comemora no 27 de setembro, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), homenageou doadores, instituições e profissionais que se destacam pelo pioneirismo e contribuição na área de transplantes. A homenagem foi na segunda-feira no Palácio Piratini. O evento integra a Semana Nacional de Doação de Órgãos, dentre os dias 25 a 30 deste mês, e tem o objetivo de incentivar as famílias a serem doadoras e de alertar que a doação é um gesto de solidariedade que pode salvar muitas vidas.

ESTADO é o terceiro colocado em números no País

ESTADO é o terceiro colocado em números no País

Segundo dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, que este mês comemora 30 anos, de janeiro deste ano até o dia de hoje foram 211 doações no estado, sendo que 568 foram notificados como potenciais doadores. No ranking de doadores efetivos por estados brasileiros, entre janeiro e junho de 2017, o Rio Grande do Sul é o terceiro colocado, ficando atrás de São Paulo e Paraná.

De acordo com o coordenador da Central de Transplantes, Cristiano Franke, o Rio Grande do Sul vem apresentando um aumento significativo de doação de órgãos, nos últimos anos, que representa um “avanço muito grande e um trabalho especializado das equipes dos hospitais”.

Ainda segundo Franke, quatro em cada dez famílias, no estado, optam por não doar. “Uma possibilidade de melhoria aqui no estado é com os profissionais que fazem esse trabalho de estimular a doação com as famílias. Por isso, já oferecemos capacitações e educação continuada para mais de 800 profissionais de instituições de saúde, sobre a importância, o cuidado e o trabalho que se deve ter”, falou.

NÚMEROS GAÚCHOS

Nos primeiros oito meses do ano foram feitos 488 transplantes de córneas; 376 transplantes de rim; 87 de fígado; 31 de pulmão; e 14 de coração. Até agosto de 2017, 872 pessoas estavam na lista de espera por um rim; 145 pessoas esperavam um fígado; 170 por um transplante de medula óssea; 85 na lista de espera por pulmão; 16 de córnea; e 17 por um coração.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções