Centro Integrado de Operações será aliado no combate à violência
Pensando na segurança dos pelotenses, a Administração Municipal decidiu implementar uma série de ações que contribuam para coibir a violência na cidade. Entre elas está a criação do Centro Integrado de Operações Municipais (Ciom), que será gerido pela Guarda Municipal (GM) e vai agilizar o tratamento das informações e a resolução das ocorrências.
O chefe da GM, Ladislau Neto, explica que o projeto visa unificar a sala de comunicação e operação da Guarda com o setor de monitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Com a ação, haverá aumento de efetivo para monitorar as 38 câmeras de segurança da cidade e atender as ocorrências.
O Centro Integrado de Operações também vai funcionar no terceiro andar da Rodoviária de Pelotas. Faz parte do projeto a aquisição de quatro monitores de 43 polegadas, painel de observação, layout e mobiliário.
Estas medidas fazem parte de um conjunto de ações que compõem o Pacote de Segurança, anunciado na semana passada pelo prefeito Eduardo Leite, que terá um investimento de mais de R$ 3,5 milhões, com recursos do Município. O Pacote prevê a ampliação das atribuições da GM; Concurso Público para aumento do efetivo da GM (80 vagas e cadastro de reserva); cursos de capacitação para uso de armas; aquisição de armamento e equipamentos de proteção individual (EPIs); aquisição de quatro novas viaturas; convênios com o Estado para consultas integradas a dados policiais.