Cerimônia marca lançamento do restauro do Conservatório de Música
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta terça-feira (15), da cerimônia que marcou o lançamento do início da obra de restauro do prédio do Conservatório de Música de Pelotas. Nesta primeira etapa da intervenção, que tem prazo para execução de 12 meses, será realizada a troca do telhado e manutenção da fachada da estrutura. Com 103 anos de história, o local é tombado a nível municipal e federal, além de ser reconhecido como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
A história do Conservatório foi lembrada pela chefe do Executivo pelotense. Após deixar de pertencer ao Município, o espaço foi transferido à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e passou a abrigar, também, o setor administrativo do Sanep. Em 2020, o prédio foi cedido totalmente à UFPel. O processo de revitalização é uma ação que demonstra a parceria entre poder público municipal, academia e iniciativa privada.
“Pelotas é considerada patrimônio cultural brasileiro e o Conservatório de Música, um palco histórico, conta muito dessa história. É uma estrutura maravilhosa, que fica no Centro Histórico da cidade. O restauro é um trabalho minucioso e sensível de cada aspecto da beleza desse prédio, que merece voltar recuperado para a nossa sociedade”, afirmou Paula.
As intervenções foram aprovadas em setembro de 2021 via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Sistema Pró-cultura, do governo do Estado, com valor superior a R$ 1,2 milhão. O projeto “Restauro inicial do Conservatório de Música de Pelotas” será executado pela Santa Fé Produtora & Patrimônio e prevê a recuperação da cobertura e a conservação curativa e restauração de partes faltantes da fachada, seguida pela pintura.
O evento contou com uma apresentação musical da professora Sônia Cava, e com a participação do secretário de Cultura de Pelotas, Paulo Pedrozo, do assessor especial de Relações Institucionais do Município, Henrique Pires, da reitora da UFPel, Isabela Andrade, da vice-reitora, Úrsula Silva, e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da instituição de ensino, Paulo Ferreira Júnior, além da diretora do Conservatório de Música, Magali Richter, e de representantes da empresa que irá executar a obra.