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CICLOVIAS E CICLOFAIXAS : Pelotas supera Porto Alegre

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS :  Pelotas supera Porto Alegre
27 outubro
09:33 2015

Mais de 27 km de ciclovias e ciclofaixas interligam, atualmente, a cidade de Pelotas – 100 metros a mais que a capital, Porto Alegre, que tem a população quatro vezes maior – e facilitam a vida de quem pedala por esporte ou usa a bicicleta como principal meio de locomoção. Uma das principais metas da gestão municipal, estimular e proporcionar condições adequadas para o uso da bicicleta como meio de transporte, é também uma forma de incentivar a apropriação dos espaços públicos do Município pela população, preservar o meio ambiente e diminuir a sobrecarga do trânsito.

CIDADE conta com mais de 27km de vias destinadas a ciclistas

CIDADE conta com mais de 27km de vias destinadas a ciclistas

O número de ciclistas em Pelotas não para de crescer. Além da malha cicloviária existente, outros 28,37 km devem estar concluídos até o final de 2016. No total, somados aos 27,5 km atuais, serão 55,87 km conectando a cidade. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vinculada à prefeitura de Porto Alegre, informou que a capital gaúcha tem 27,4 km.

POR QUE NÃO HAVERÁ CICLOVIA NA BENTO?

Principal via de ligação entre as zonas Leste e Oeste de Pelotas, a avenida Bento Gonçalves é essencial para o escoamento do trânsito. A intensidade do fluxo na avenida não permite garantir, portanto, a segurança do ciclista, motivo pelo qual a avenida não receberá uma pista exclusiva para deslocamento por bicicleta. A melhor alternativa, neste caso, é a implantação de uma ciclovia na rua Doutor Amarante, paralela à Bento, que receberá uma ciclovia de 0,9 km entre rua Professor Araújo e rua Gonçalves Chaves. A ciclovia da Doutor Amarante estará ligada à da Professor Araújo e à ciclofaixa da Andrade Neves.

Para o professor Jacson Padilha, ciclista há 15 anos, o respeito ao ciclista tem crescido nos últimos anos, o que anima a população a buscar, cada vez mais, a alternativa. “Noto que o número de ciclistas está crescendo. Com as ciclovias, há mais segurança”, comemora.

Até o final de 2016, mais 14 vias devem receber pista exclusiva para o trânsito de bicicletas. A maior delas será na avenida Leopoldo Brod, com 3,8 km, ligando a ciclovia da avenida Fernando Osório ao trecho que receberá a continuação da ciclofaixa da avenida Ildefonso Simões Lopes.

Com a zona urbana predominantemente plana, Pelotas apresenta potencial para a locomoção por bicicletas. Além dos benefícios ao meio ambiente e à saúde de quem pratica o esporte, as vantagens vão além: o meio de transporte é alternativa ao tráfego intenso de automóveis, tornando-se, muitas vezes, mais rápido e eficiente.

Info CiclofaixaA instrutora de pilates e ginástica laboratorial, Cristiane Santos, utiliza a bicicleta como principal meio de transporte há cerca de um ano. A opção, relacionada ao amor por exercícios físicos, é motivada também pela agilidade do veículo.

Outros 5,5 km de ciclovias estão em obras no momento. Para Cristiane, a ciclovia que está sendo construída na avenida Dom Joaquim é uma das principais melhorias nos últimos anos. “Passo muito por ali e a nova ciclovia está ficando ótima, com a estrutura um pouco elevada e com a largura ideal”, destaca.

Desde 2013, o governo municipal entregou as ciclofaixas da rua Ildefonso Simões Lopes, com 2 km de extensão, e a da rua Gomes Carneiro, com 1,6 km. Padilha afirma que a mais esperada, para ele, é a pista da rua Félix da Cunha, que deve começar após a finalização da requalificação da via pela Operação Asfalto Liso, e terá 1,6 km de extensão, chegando até a praça José Bonifácio e dobrando na rua 15 de Novembro.

Cristiane e Padilha concordam que o ponto mais importante na disseminação da bicicleta como meio de transporte é a conscientização das pessoas – motoristas, pedestres e até mesmo de alguns ciclistas, precisam que devem respeitar as normas de trânsito. “Quanto menos carros nas ruas, menos poluição e mais pessoas com hábitos saudáveis”, diz Cristiane.

DIFERENÇA ENTRE CICLOVIA E CICLOFAIXA

Ciclovias são pistas de uso exclusivo para a circulação de bicicletas, separadas fisicamente do restante da via. Pode estar situada na calçada, no canteiro central ou na própria pista por onde circula o tráfego geral.

Ciclofaixas são faixas de uso exclusivo de bicicletas sem separação física em relação ao restante da via. Normalmente situa-se nos bordos da pista por onde circula o tráfego geral, mas pode também situar-se na calçada e no canteiro central.

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