Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CINE UFPEL : Exibição de três curtas na Calourada Cinematográfica

CINE UFPEL :  Exibição de três curtas na  Calourada Cinematográfica
09 agosto
09:14 2022

Produções locais na sexta a partir das 16 horas

Por Carlos Cogoy

Na programação especial “De volta ao Cine – Calourada Cinematográfica”, exibição de documentários e animação. Com início às 16h, filme “Axerô”, produção deste ano, com direção de Maria Falkembach (UFPel). Já o documentário “Construção” de Leonardo Rosa é de 2020. Na mostra, também o filme de animação “O homem atrás da janela”, criação de 2020, e autoria de Naum Roberto Gomes. O Cine UFPel está localizado à rua Lobo da Costa 447. ENTRADA FRANCA.

AXERÔ tem duração de trinta minutos, e a estreia ocorreu em junho. Conforme divulgação: “Uma obra que trata da força, da fé, da dor e da superação do preconceito racial no cotidiano de Pelotas. Axêro revê a história da cidade e dá lugar às personagens negras, e à cultura milenar africana atualizada por seus corpos, trabalho e rituais”. O filme tem textos de Gessi Könzgen, direção de fotografia de Luis Fabiano Gonçalves, e trilha sonora de Álvaro Rosacosta, e grupo Tatá – Núcleo de Dança-Teatro da UFPel. No elenco, Gessi e Jão Cruz, bem como Antônia Morales, Judith Dias de Almeida e Nattih Meirelles. Originalmente, a proposta era uma montagem de dança-teatro. Com a pandemia, houve a adaptação para o cinema.

Jão Cruz é um dos protagonistas de “Axerô”

CONSTRUÇÃO – Em dezesseis minutos, diretor Leonardo Santos Rosa, apresenta no documentário “Construção”, tanto a questão existencial, quanto social. No curta, ele narra a história de Andreia Cardoso, que se sai de um relacionamento agressivo, é despejada, e retorna com os filhos Augusto, Gustavo e Bruno, para o bairro Getúlio Vargas (BGV) em Pelotas, onde vai edificar uma nova moradia, e reconstruir sua vida. Em Gramado, o curta recebeu quatro premiações: melhor curta gaúcho; melhor direção; melhor montagem; menção honrosa da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções