Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

CIPEL Michelon pede Centro Tecnológico em Pelotas

16 junho
09:49 2014

Novos investimentos para a instalação de um Centro Tecnológico que atenda as certificações  dos principais produtos industrializados em Pelotas é a nova bandeira de luta do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel)

A reivindicação foi encaminhada quarta-feira pelo presidente da entidade, Ricardo Michelon, durante a visita que a comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), comandada pelo presidente Heitor José Müller, fez à Casa da Indústria e ao Parque do Sesi.

REIVINDICAÇÃO encaminhada ao presidente da FIERGS

REIVINDICAÇÃO encaminhada ao presidente da FIERGS

Conforme Michelon, a partir da nova sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cujas obras estão em fase de acabamento no Parque do Sesi, há a necessidade de adequar a estrutura para beneficiar os empreendimentos locais e qualificar os produtos através de uma unidade de referência, com a promoção de cursos, que podem ser realizados na sede das empresas, como assessoria tecnológica, serviços laboratoriais, eventos técnicos, disseminação de informações tecnológicas e desenvolvimento de produtos e processos. O presidente ainda fez referência sobre a necessidade de montar laboratórios de controle de qualidade, acreditados pelo Inmetro, os quais beneficiaram as indústrias locais, agilizando processos e incrementando as questões de competitividade. “ Muitas vezes, os empresários precisam buscar este tipo de serviço no centro do país, atrasando as pequenas adequações e fazendo o produto perder mercados”, explicou.

A ideia do Centro foi apoiada pela totalidade dos presidentes de sindicatos presentes ao encontro que se defrontam diariamente com este tipo de neecssidade. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região, Ricardo Ferreira, ainda lembrou as questões relativas à Norma de Desempenho, que está sendo exigida das empresas do setor. Segundo ele, este tipo de investimento local para a testagem de produtos alavancaria o setor e impulsionaria estudos e pesquisas para a melhoria da indústria. “As fontes de recursos, via Finep, estão à disposição. Se a Fiergs apoiar o pleito buscaremos parcerias com as universidades locais para dar seguimento ao projeto”, observou.

PANORAMA – Durante seus pronunciamentos o presidente Müller, que foi reeleito para mais uma gestão na condução dos rumos do Sistema Fiergs gaúcho, apresentou panoramos sobre a iniciativa privada e os gargalos que impedem o desenvolvimento do Brasil. Para Müller, a atuação em bloco do setor industrial precisar ser energizada, ganhando mais força e credibilidade visando solucionar os entraves burocráticos, as questões ligadas à infraestrutura e a aceleração de processos junto aos órgãos ambientais, Ministério do Trabalho e afins.

Comentários ()

Seções