CIPRIANO BARCELOS : Confirmada análise arqueológica para futura recuperação da praça
Conselho Nacional de Arqueologia (CNA) publicou nota de aprovação do Projeto de Prospecção Intensiva e Resgate Arqueológico da praça, que já tinha sido aprovado pelo Iphan/RS em abril.
Deve ter início até a próxima quinta-feira, e se estender por todo o mês de junho, o levantamento para verificar se existem traços de sítio arqueológico em toda a extensão da Praça Cipriano Barcelos. A informação vem de Laerte Sopper, do consórcio Verdi/Cádiz, que venceu o processo licitatório para a construção e gestão do POP Center, cujo contrato inclui a revitalização da praça situada ao lado do centro comercial popular.
A atividade será possível após a publicação, no Diário Oficial da União, em 19 de maio deste ano, de nota de aprovação, pelo Conselho Nacional de Arqueologia (CNA – Brasília – DF), Processo nº 01512.000785/2013-36, do Projeto de Prospecção Intensiva e Resgate Arqueológico da praça – que já tinha sido aprovado, em 17 de abril, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RS).
Sob a coordenação do arqueólogo André Garcia Loureiro, o trabalho de pesquisa consiste basicamente em identificar as áreas de deposição de materiais e realizar o resgate dos vestígios arqueológicos desta área. Ao longo do trabalho, serão apresentados ao Iphan relatórios contendo dados do campo, laboratório, pesquisa etnográfica, geoprocessamento e educação patrimonial. O material produzido a partir do trabalho de campo e laboratório será utilizado como ferramenta de caráter educativo, científico e cultural, com a finalidade de transmitir o conhecimento histórico e arqueológico.
Somente após a aprovação do relatório final, pelo Iphan, é que o consórcio Verdi/Cádiz estará apto a retomar a revitalização da Praça Cipriano Barcelos, iniciada em janeiro de 2013 e interrompida após levantada a possibilidade de abrigar materiais históricos.