Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

CLIMA : Boletim Meteorológico aponta instabilidade

CLIMA  : Boletim Meteorológico aponta instabilidade
11 fevereiro
08:45 2021

A indicação constante no boletim elaborado pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) confirma a umidade e o tempo instável. Embora as temperaturas máximas não sejam extremas, o calor combinado com a umidade deixa a sensação de abafamento. O canal de umidade vindo da região amazônica intensifica o calor ao longo da semana, provocando instabilidades. Para o final de semana, a previsão é de tempestades de verão de forma isolada. Em geral, as máximas estarão próximas a 30°C e 33°C e as mínimas entre 18°C e 20°C.

Para o litoral, o tempo será de muitas nuvens, intercalando com períodos de sol. O vento será de nordeste em boa parte da semana e chuvas isoladas são esperadas a qualquer hora do dia.

O boletim aponta, ainda, a tendência para o início de fevereiro – as previsões indicam que a terceira semana do mês será mais seca do que a primeira quinzena, com temperaturas máximas elevadas, acima de 33°C. Nos próximos meses, as chuvas deverão estar entre abaixo e na média. As projeções climáticas indicam que o mês de fevereiro pode ter chuvas dentro da normalidade ou acima, enquanto que nos meses de março e abril já há previsão de chuvas abaixo da média, o que pode ser uma ótima notícia para as culturas de verão, pois poderá ocorrer diminuição das chuvas na época de colheita.

O conteúdo do boletim foi elaborado entre a equipe do CPMET, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções