COM TEMPO PARA RECONSTRUÇÃO : Brasil se apresenta visando uma melhor temporada 2022
Por: Henrique König
Está chegando ao fim o caótico ano de 2021. Pandemia de Covid-19, dificuldades financeiras para o consumidor, retomadas e restrições para seguir a vida. No meio de tudo, o tempo. Quem não gostaria, à essa altura, de tempo? Tempo para se reorganizar, para tirar umas férias, para tomar fôlego rumo à próxima temporada. Pois, após anos de muita correria, em que encerrava a temporada de Série B e precisava remontar o elenco às pressas para o Gauchão, o Xavante consegue um tempo precioso para preparação.
Importante que isso não soe como um “lado bom do rebaixamento”. Muito pelo contrário. O Brasil perdeu muitos recursos financeiros com a queda para Série C. A corda bamba em que estava o Xavante eram os contratos de um ano com os atletas, perdendo, ao final das temporadas, os nomes que se destacavam para os maiores mercados e precisando recontratar na busca de um grupo competitivo. Enfim, desta vez as contratações começaram entre o fim de novembro e o início de dezembro. Tempo hábil para o Gauchão de janeiro.
O elenco rubro-negro foi apresentado no estádio Bento Freitas às 18h de quarta-feira (15). São quase 40 dias até o começo do Campeonato Gaúcho.
É tempo para a sonhada pré-temporada para os treinadores brasileiros, sonho de consumo para muitos dos clubes de calendário nacional, que geralmente iniciam os Estaduais sem estarem 100%. Muitas vezes os clubes mais estruturados não conseguem se preparar corretamente, entre tempo de férias e preparação física, técnica e tática. Em contrapartida, quem costuma ter mais tempo dispõe de menos estrutura: é o caso do interior dos estados.
Para iniciar a temporada de 2022, que precisa ser, no mínimo, de manutenção de Gauchão e de competitiva Série C para tentar voltar para Série B nacional, o Xavante apresentou os seguintes nomes:
- Goleiros: Marcelo, Vitor Luiz, Victor Brasil e Enzo;
- Laterais direitos: Netinho e Douglas Pato;
- Zagueiros: Fernando, Helerson, Rafael Castro, João Siqueira e Pedro Miritz;
- Laterais esquerdos: Henrique Ávila e Gabriel Araújo;
- Meias: Douglas (da base), Karl, Ruan, Marlon e Fernandinho;
- Atacantes: Luizinho, Bruno Paulo, Paulo Victor, André Santos, Luiz Filipe, Léo Ferraz e Thiago Santos.
O técnico permanece do fim de 2021: é Jerson Testoni, que está no Bento Freitas desde o final de setembro. Jersinho procurou ideias para tirar o Xavante da lanterna da Série B, mas, com o elenco anterior, não teve como. Com a permanência apenas dos garotos da base, além dos goleiros Marcelo e Vitor Luiz, Jerson tenta melhor destino com o novo plantel de atletas. O atacante Netto, que tem contrato até o fim de 2022, está analisando, com seus representantes, outras propostas e pode não ficar na Baixada.
Novidades em relação à expectativa da apresentação foram o volante Douglas, 21 anos, que fez base no Xavante, e o meia Marlon, reforço rubro-negro. Segundo o dirigente Arthur Lannes, o Brasil quer mais reforços para o meio de campo.