Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

COMEÇA NESTA SEGUNDA : Confira os locais de vacinação contra gripe em Pelotas

COMEÇA NESTA SEGUNDA : Confira os locais de vacinação contra gripe em Pelotas
12 abril
09:09 2021

Integrando a campanha nacional, Pelotas começa a vacinação contra a Influenza (gripe) na próxima segunda-feira (12). A exemplo de anos anteriores, a estratégia adotada será a da divisão por etapas e públicos-alvo e a aplicação ocorrerá nas 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, além do Centro de Especialidades. A ação se estende até o dia 9 de julho em todo o país.

Pelotas recebeu 12.450 doses que serão destinadas às crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, puérperas e indígenas, conforme o calendário de etapas organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta reforça que, neste primeiro momento, não serão vacinados os idosos nem os profissionais da saúde. Esses grupos que ficarão para as próximas etapas, à medida que chegarem mais doses.

Veja a etapa, a data e o grupo prioritário

1ª Etapa – ocorre de segunda (12) a sexta-feira (16), destinada para:

– crianças acima de 6 meses e menores de 2 anos (1 ano, 11meses e 29 dias);

– gestantes (qualquer idade gestacional);

– puérperas (até 45 dias após o parto); e,

– indígenas.

No caso de algum integrante desse grupo ter tomado a vacina contra a Covid-19 ou estar agendada a vacinação, a orientação da Vigilância Epidemiológica é que deve haver um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das vacinas.

Distribuição das doses

A vacina contra a gripe poderá ser feita em qualquer uma das 50 UBSs do Município, que receberam entre 200 e 400 doses e, também, no Centro de Especialidades, onde serão disponibilizadas mil doses, sempre das 13h30min às 16h30min, com exceção das UBSs da zona rural que têm horários específicos de funcionamento.

Cada UBS atenderá mediante a distribuição de fichas, de acordo com a capacidade operacional diária. Caso haja mais pessoas do que essa capacidade, o público excedente será agendado para o próximo dia, enquanto durarem as doses.

Confira os endereços dos locais de vacinação

– Centro de Especialidades (mil doses) – rua Voluntários da Pátria, 1.420

– UBSs do Município – (de 200 a 400 doses) –

O que é a Influenza

A Influenza ou gripe é uma doença viral, aguda, que afeta o sistema respiratório, provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Pode apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo ao óbito em casos extremos. Tem alta capacidade de transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo, também, causar pandemias.

Em todo o país, o público-alvo, este ano, representará mais de 79 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. O Instituto Butantan disponibiliza ao Brasil 80 milhões de doses para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. A vacina deste ano é a do tipo trivalente que protege contra três cepas de Influenza: H1N1; H3N2 e B (victoria).

Recomendação técnica

Caso a pessoa apresente algum sintoma de infecção pela SARS-CoV-2 (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde recomenda o adiamento da vacinação contra a Influenza, até a recuperação clínica total e, ao menos, um período de quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas após o diagnóstico em pessoas assintomáticas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções