Diário da Manhã

terça, 19 de março de 2024

Notícias

Comerciários preocupados com novas demissões

Comerciários preocupados com novas demissões
26 fevereiro
08:32 2021

O movimento no comércio de Pelotas, depois das vendas de Natal e Ano Novo está bem abaixo da perspectiva dos lojistas. E isso cria uma preocupação a mais para os trabalhadores.

Muitos comerciários com empregos temporários, contratados em meados de novembro já estão sendo dispensados, desde o final do mês de janeiro e início de fevereiro.

Historicamente, trabalhadores efetivos saem em férias no mês de fevereiro, para retorno em março. Este ano, no entanto, retornarão com a incerteza da garantia dos seus empregos.

Segundo José Luiz Porto Ferreira, dirigente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Pelotas (SECPel) a situação é preocupante, com muito desemprego no setor.

Ainda segundo Porto Ferreira, os lojistas não podem se queixar da flexibilização dos horários de funcionamento, a qual em Pelotas foi bem mais ampla que em várias cidades da região, como Rio Grande, que em época de bandeira preta manteve o comércio fechado.

“É bom destacar que o comércio não é o responsável pela propagação do coronavírus. Os lojistas têm mantido atenção para com os cuidados, como exigem os decretos estadual e municipal na prevenção e combate ao vírus”, aponta.

Por outro lado, o líder sindical aponta que o transporte coletivo está funcionando de forma a contribuir para com a propagação do vírus e agravamento da situação, com a supressão de vários horários: isso, segundo ele faz com que os ônibus andem completamente lotados, em situação propícia à propagação do vírus e da pandemia.

“Enquanto o comércio varejista segue com vendas abaixo do esperado, o mesmo não acontece com o setor farmacêutico e supermercadista, os quais tiveram acréscimos de 9% e 10% nas vendas, fazendo com que sejam criados alguns novos empregos”, observa o dirigente sindical.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções