Como controlar os gastos de fim de ano?
4 dicas fundamentais para um bom investimento do 13° salário e planejamento financeiro
Inevitavelmente, com a chegada do fim do ano nossos gastos aumentam. Viagens de férias, confraternizações, trocas de presente, festas e muitas outras atividades fazem parte do diferencial deste período. Porém, esses gastos extras só são possíveis com a entrada de mais capital na sociedade por meio dos benefícios do 13º salário que as empresas pagam aos seus colaboradores.
Este também é o momento em que muitas pessoas aproveitam para adquirir aquele produto dos sonhos. E, nada mais justo em satisfazer os seus desejos, desde que, com consciência financeira.
Porém, vale lembrar também que esse é o momento de maior endividamento da população. Conforme dados publicados em agosto de 2022, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil atinge recordes de 79,3% de famílias endividadas e 30% de inadimplentes.
Mas, o que fazer para evitar esse endividamento e iniciar o novo ano com a saúde do bolso em dia? A contadora e professora dos cursos de pós-graduação em Finanças da Uninter, Rosimara Mendes Pedro Braga, nos dá algumas dicas práticas, confira:
1. Comece fazendo um levantamento de todas as suas dívidas que possuem algum bem como garantia, tal como os valores de taxas, entre outros. Coloque essas informações em uma planilha, ou caderno, para saber como utilizar melhor o dinheiro extra de fim de ano. A entrada do 13º salário é uma ótima oportunidade para regularizar as pendências financeiras e fazer a quitação de dívidas que já estão vencidas.
2. Inicie uma reserva de emergência para os imprevistos cotidianos. O ideal é que essa reserva seja realizada mensalmente, destinando um percentual dos ganhos mensais. Mas, em tempos em que o dinheiro sempre parece curto, começar uma reserva com parte do 13º seria um excelente ponto de partida. É de conhecimento de todos que uma reserva de emergência nos traz tranquilidade para os momentos mais complicados que podemos vir a passar ao longo do ano.
3. Realize o pagamento das contas fixas do início do ano como IPTU, IPVA, material escolar e uniforme das crianças. Utilizar esse valor extra para quitar estas despesas à vista, por exemplo, é uma forma de evitar desperdícios financeiros com juros e conseguir bons descontos.
4. Inicie o seu planejamento financeiro deixando claro quais sonhos você quer realizar, para definir a melhor estratégia a ser utilizada no próximo ano. Se você deseja viajar, comprar uma casa, realizar algum curso para aprimorar seus conhecimentos (no Brasil ou no exterior) é importante realizar um levantamento dos seus custos fixos essenciais, quais as suas fontes de entradas e saídas. Com essas informações fica fácil analisar os desafios a serem vencidos para alcançar o que deseja. Você poderá buscar alguns modelos simples de planilhas gratuitas na internet para iniciar seu planejamento financeiro, sendo que não existe um padrão fixo, pois cada indivíduo poderá adaptar a planilha conforme seu estilo de vida.
Lembre-se, planejamento é sempre a melhor forma de fazer render o seu dinheiro. Uma boa organização financeira vai fazer com que você utilize seu 13º salário do próximo ano não para pagar dívidas, e sim para realizar os sonhos.