Como no ano passado, Brasil está entre vaga no G-8 e rebaixamento
Como no ano passado, o Brasil chega à última rodada do Campeonato Gaúcho, enfrentando o Passo Fundo, com possibilidade de classificação e risco de rebaixamento. A diferença em relação a 2016 é que agora o jogo será no Vermelhão da Serra nesta quarta-feira, às 21h45. O Xavante está em nono lugar, com 10 pontos – um de distância do G-8 e dois da zona de rebaixamento. Na edição passada do Gauchão, a vitória de 1 a 0 (gol de Ramón) assegurou vaga ao Rubro-Negro nas quartas de final.
Para se classificar, o Brasil precisa da combinação de dois resultados: ganhar do Passo Fundo e vitória ou empate do São José diante do Juventude, no Alfredo Jaconi. Em caso da vitória do time caxiense por escore simples, o Xavante terá que fazer dois gols de diferença no seu jogo. Ou então o inverso: vantagem mínima no Vermelhão da Serra combinada triunfo do Juventude com dois ou mais gols de diferença.
Já o risco de rebaixamento se apresenta com a necessidade de três resultados: empate ou derrota do Brasil para o lanterna Passo Fundo combinado com vitória do São Paulo contra o Grêmio, no Aldo Dapuzzo; e do Ypiranga diante do Caxias, no Colosso da Lagoa.
O adversário do Brasil está virtualmente rebaixado. Para escapar da queda, o Passo Fundo necessita vencer o Brasil e contar com derrota do São Paulo para o Grêmio. Os dois escores terão que ser suficientes para eliminar seis gols de desvantagem no saldo.
Risco de desfalques na decisão
A escalação do Brasil é sempre um mistério. Mais ainda para a partida desta quarta-feira diante do Passo Fundo no Vermelhão da Serra. Wender e Cirilo ficaram fora do jogo passado porque estariam lesionados. Não é certo que eles voltem ao time nesta próxima partida. A zaga passou a ter ainda mais um problema: Leandro Camilo sentiu um desconforto muscular no domingo e saiu mais cedo de campo.
Se Cirilo e Leandro Camilo não puderem jogar, a zaga deverá ser formada por Evaldo e Teco, que foram reservas em quase todo o campeonato. Nem está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Galiardo deve ocupar a vaga ou ocorrer a volta de Lenílson. Aloísio e Rennan Oliveira segue sem aproveitamento por causa de lesão. A arbitragem nessa decisão será de Anderson Daronco. O Brasil viajou ontem para Passo Fundo.
Para se classificar
– Vencer o Passo Fundo no Vermelhão da Serra
– Vitória ou empate do São José contra o Juventude no Alfredo Jaconi
– Vitória do Juventude por dois gols de diferença contra o São José. Caso o Juventude vença por 1 a 0 ou 2 a 1 (vitória simples), o Xavante terá que ganhar por dois gols de diferença
Risco de queda
– Empate ou derrota do Brasil no Vermelhão da Serra
– Vitórias de São Paulo, contra o Grêmio, em Rio Grande; e Ypiranga, diante do Caxias, em Erechim
– O Ypiranga só supera o Brasil em caso de vitória – desde que o Xavante não vença o Passo Fundo
– Já o São Paulo pode passar pelo Brasil com o empate. Para isso, o Xavante terá que levar 4 a 0 ou mais no Vermelhão da Serra
G-8
– Duas vagas abertas. Cinco candidatos: São José (13 pontos), Juventude (11), Brasil (10), São Paulo (9) e Ypiranga (8)
Rebaixamento
– Duas vagas. Cinco candidatos: Passo Fundo (6 pontos), Ypiranga (8), São Paulo (9), Brasil (10) e Juventude (11)