Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

COMUNIDADE NEGRA : Comissão aguarda pela definição da Prefeitura

06 outubro
09:28 2021

Por Carlos Cogoy

Quase quarenta dias após a deliberação dos integrantes da comissão, que terá a responsabilidade de reestruturar o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, o grupo ainda aguarda pelo reconhecimento formal do Executivo municipal. Ao fim de agosto nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), houve reunião com lideranças da comunidade negra, que contou com a participação de representantes da sociedade civil e instituições públicas. Com o objetivo de desencadear ações para uma nova etapa do Conselho Municipal, houve a deliberação de comissão. A nominata, com quase trinta integrantes, foi encaminhada pelo secretário Paulo Pedrozo (Secult), à Prefeitura, com o objetivo de reconhecimento formal da legitimidade. Porém, transcorreu setembro, chegou outubro, e integrantes da comissão estão estranhando a demora no trâmite. É o que expressa a professora e pesquisadora Ledeci Coutinho – diretora Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz. Conforme explica, a solicitação da criação oficial da comissão, foi encaminhada à prefeita. Mas ainda não houve uma definição formal.

Reunião na Secult em agosto

MUDANÇAS – Com trajetória de quase três décadas, o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, é uma esfera fundamental na articulação de políticas públicas, que abrangem desde a valorização da comunidade negra, até o combate ao racismo estrutural. Na composição, constam representantes de órgãos governamentais, e da sociedade civil. Com a comissão instituída, observa Ledeci Coutinho, poderão ser tomadas decisões para a reestruturação da esfera que tem legitimidade, para o questionamento e proposições de interesse da comunidade negra pelotense.

COMISSÃO – Ledeci menciona alguns dos integrantes da comissão, salientando a representatividade dos participantes: professor Antonio Correa Ricardo Candiota; Griô Dilermando Freitas; Fernanda Camargo, Raquel Moreira, Catharina Motta, Ìyá Sandrali de Oxum, e Marielda Barcellos Medeiros, que integram Coletivo Antirracismo o Melhor de Cada Uma; Jacqueline Santos (Caminhada 1 Milhão de Negras e Negros à Brasília 2021); jurista Fábio Gonçalves – atual presidente do conselho; Julio Domingues – ex-candidato a prefeito pelo PSOL em 2020; José Francisco Luz; Rodrigo Xavier; Cláudio Duarte; Sabrina Tarouco (SMED); Pedrozo (Secult); Helenira Brasil Dias; Gilmar “Gibinha” Pinheiro; Tuane Tarques (OAB); Andre Luis Pereira (Levante/IFSul); André Muller (Prefeitura); Jessica (Secult); Babalorixá Juliano de Oxum – preside o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções