Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

COMUNITÁRIAS : Universidades participam de encontro com Sartori

01 dezembro
09:51 2014

A articulação da capacidade de pesquisa tecnológica com as vocações econômicas regionais é uma das estratégias para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Esta lógica foi apresentada ao governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) por nove reitores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) durante reunião quinta-feira na sede da Procergs, na Zona Sul da Capital. O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e secretário do Comung, José Carlos Bachettini Júnior, participou do encontro.

Na ocasião, o governador eleito e os reitores tiveram um diálogo franco sobre as necessidades regionais. De acordo com Bachettini, as universidades comunitárias se colocam à disposição do governo do Estado como polos de desenvolvimento e, junto com o Executivo, buscarão soluções para as dificuldades regionais. “O governo tem a intenção de que o desenvolvimento das regiões passe pela educação, pesquisa e extensão”, relatou o reitor da UCPel. Segundo ele, Sartori manifestou que pretende ter um fórum permanente de discussão com as universidades comunitárias do Estado.

REITOR da UCPel também participou do encontro

REITOR da UCPel também participou do encontro

Os reitores também destacaram a necessidade de um maior protagonismo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) perante a comunidade acadêmica e científica. “Vamos estabelecer um laço que vai se aprofundar ao longo da trajetória administrativa para viabilizar projetos acadêmicos, com um olhar especial para as universidades comunitárias em seu aspecto regional, que dá a base inclusive para o desenvolvimento dos municípios”, afirmou Sartori. Ele propôs aos reitores a inclusão do conhecimento acumulado dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes). Disse que pretende incluir o fórum dos Coredes neste processo, pois há um capital de conhecimento regional instalado que pode ser aproveitado, inclusive, para o caminho da descentralização.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções