Concerto final do Festival Sesc de Música lotou o Largo do Mercado
Mais de duas mil de pessoas lotaram o Largo Edmar Fetter na noite de sexta-feira para assistir ao último espetáculo do 6° Festival Internacional Sesc de Música, no qual se apresentou a Orquestra Acadêmica do Festival, formada por 90 alunos desta edição do evento.
O concerto teve regência de Evandro Matté, diretor artístico do Festival, e participação especial dos solistas Martin Kuuskman e Eiko Senda.
O destaque do programa do espetáculo de encerramento foi o Concerto para Fagote, de Schneyder, D., que foi executado pela segunda vez na história e que trata-se de uma obra de grande complexidade; além do Bolero, de Ravel. Também fizeram parte do repertório A Força do Destino, de Verdi, G.; Liebes Tod (Tristan und Isolde), de Wagner, R.; Valsa do Imperador, de Strauss, R.; Radetzky Marsch, de J. Strauss; A Felicidade, de Jobim e Vinícius de Moraes e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, no bis.
Com o objetivo de levar o repertório erudito para plateias cada vez mais amplas e qualificar a performance de estudantes de música, o festival realizou 50 apresentações em 12 dias – todas com entrada franca – e contou com a presença de 44 professores oriundos de 17 países além do Brasil. Esta edição obteve recorde de estudantes inscritos para os 21 cursos oferecidos. Foram 854 interessados, que passaram por criteriosa avaliação na disputa por 220 bolsas integrais (aulas, transporte, alimentação e hospedagem) e 40 parciais (sem hospedagem).
Foto: Fabiano Carvalho/Fly Câmera Pelotas