CONSELHO DA PESCA : Nova quebra na safra de camarão vai ser avaliada
A expectativa de uma nova quebra na safra de camarão, no começo de 2015, maior do que a deste ano, deve ser um dos principais assuntos da próxima reunião do Conselho Estadual da Pesca, no começo de dezembro.
A proposta é de que a reunião seja realizada em Rio Grande, conforme sugeriu o secretário de Pesca do município da região sul do Estado, Ederson Silva.
O secretário é membro do Fórum da Lagoa dos Patos e encaminhou a sugestão, a pedido do prefeito Alexandre Lindenmeyer, ao diretor de Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Valdomiro Bosa, durante reunião nesta segunda-feira (10), na Capital.
Na conversa entre o secretário e o diretor, foi comentado que a quebra de safra é quase uma certeza. Apesar desta expectativa, eles aguardarão novo laudo, provavelmente, da Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), para confirmar o que os próprios pescadores têm como certo.
“Atualmente, a lagoa está cheia. Em razão disso, não entram correntes de água salgada, o que já compromete as safras de corvina e tainha. Se este quadro persistir, certamente, podemos ter nova e maior frustração na safra do camarão”, explica Ederson Silva.
A proposta da reunião do Conselho vai ser definida em reunião, nesta terça-feira (11), entre o titular da SDR, Elton Scapini (presidente do Conselho), e o secretário de Pesca de Rio Grande.
CARTÃO
Devido as anormalidades climáticas ocorridas no final de 2013 e início deste ano, que impediram a entrada de água salgada na Laguna dos Patos, as safras de corvina, tainha e camarão foram prejudicadas. Pescadores artesanais ficaram em situação de vulnerabilidade econômica e social e, por meio da SDR e do Fundo Rotativo de Emergência da Agricultura Familiar (Freaf), receberam o Cartão Emergência Rural, com o benefício de R$ 300,00 em parcela única. O total de cartões distribuídos foi de 2.900 unidades.
Além de tratar da próxima reunião do Conselho da Pesca, o secretário de Rio Grande apresentou um relato sobre os convênios no setor em andamento com a SDR e tratou da possibilidade de cedência de um veículo para a Prefeitura do município.