Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Consulta Popular 2021 está aberta para votação

Consulta Popular 2021 está aberta para votação
24 novembro
10:59 2021

Eleitores devem votar para que Pelotas e a região assegurem recursos no orçamento estadual

A Consulta Popular 2021, promovida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul e pelos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado, já está aberta para votação, que se estenderá até o dia 30 deste mês. A área do Corede-Sul envolve 22 municípios e lança, neste ano, cinco propostas abrangendo turismo, setor primário e tecnologia. A Prefeitura de Pelotas, apoiadora do processo, pede a conscientização do eleitorado, para que vote e oportunize a conquista de recursos para impulsionar o desenvolvimento.

Por meio da Consulta Popular, as propostas mais votadas são selecionadas e garantem que os investimentos constem diretamente no orçamento do Estado. Neste ano, R$ 30 milhões serão disponibilizados para as 28 regiões dos Coredes. O eleitor poderá escolher somente uma proposta. Saiba quais são as do Corede-Sul.

1. Praia sustentável no município de Turuçu

2. Sinalização turística regional

3. Correção do Solo

4. Agroindústria familiar

5. Cidades inteligentes: pontos públicos de internet

O presidente do Corede-Sul, Ronaldo Clasen Maciel, explica que o Município, para passar para a próxima etapa de busca da inclusão de recursos no orçamento estadual, para contemplar a proposta desejada, precisa da participação ativa de, no mínimo, 2% do eleitorado na Consulta Popular. “O momento é de mobilização, para aumentar o número de votantes. Será selecionada a proposta que obtiver maior número de votos”, frisa.

O que é preciso para votar

O processo, neste ano, será totalmente virtual. Para votar em uma das propostas que contemplam Pelotas e a região na Consulta Popular, o eleitor precisa acessar o endereço consultapopular.rs.gov.br, e ter ao alcance o Título Eleitoral e o CPF.

Setor Primário

A Consulta Popular oferece duas propostas direcionadas ao setor primário – Correção do solo (3) e Agricultura familiar (4). O Município, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, incentiva o eleitorado a participar com o voto para o setor.

“O maior interesse do Município é que a proposta 3, de correção do solo, obtenha expressiva votação. Esse item é de grande demanda dos produtores e a Prefeitura licita a aquisição de calcário e providencia o frete em parceria com os agricultores. O processo é on-line e isso facilita, não sendo necessário se deslocar para votar”, observa o secretário Jair Seidel.

Turismo

Para a área do turismo, a sinalização turística regional – proposta 2 – é vista como incentivo ao crescimento do setor. Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, “Incrementar a sinalização turística da Costa Doce é uma soma para inserir o turista no ambiente e, a partir do conhecimento da localização, fazer com que ele se sinta cada vez mais seguro”.

Bazanella enfatiza que é importante a participação da comunidade no processo de Consulta Popular. “É uma oportunidade que se estabelece para que o eleitor formalize suas vontades em relação ao desenvolvimento.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções