Controle biométrico de presos atinge mais de 70% dos presídios do estado
A implantação do coletor biométrico do sistema Infopen RS (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias) já chegou a 75 presídios do Rio Grande do Sul, que compreendem mais de 90% da população prisional. Atualmente, dos mais de 34 mil presos no estado, 31.754 (93%) já estão com as digitais cadastradas e confirmadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).
O controle biométrico possibilita a integração do banco de dados da Susepe com o do IGP. Desta forma, é possível saber, de fato, quem está ingressando nos estabelecimentos. Essa troca de informações ocorre de maneira online, 24 horas por dia, sete dias por semana.
O avanço foi possível em razão do trabalho conjunto da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI/DA) e da Divisão de Controle Legal (DCL/DSEP) da Susepe, que concluíram a implantação do sistema em mais 11 estabelecimentos prisionais, durante os meses de abril e maio.
Os presídios de São Sepé, Agudo, Espumoso, São Gabriel, Rosário do Sul, Itaqui, Dom Pedrito, Vacaria, Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul e Encantado receberam o kit Infopen RS, dois computadores novos mais coletor biométrico, fornecido pela DTI, e webcam, adquirida pelos estabelecimentos.
Serviço integrado – Segundo o delegado Anderson Prochnow, responsável pelo Infopen RS, o projeto vai atingir todos os estabelecimentos prisionais do estado. “Este controle por digitais permite mais segurança, agilidade e, acima de tudo, confiabilidade nas informações”, afirma.
O chefe da DCL, Vilnei Correa, ressaltou que a integração dos sistemas, deixa o Rio Grande do Sul na vanguarda em relação aos demais estados. “Há de se destacar também o trabalho da equipe de informática da Susepe, assim como as administrações das casas prisionais, que buscaram recursos e prepararam as estruturas físicas das salas para receberem os equipamentos. Esse avanço gradativo deve ser motivo de orgulho para a instituição”, comenta.
De acordo com o chefe da DTI, Renato Menezes, os próximos estabelecimentos que deverão receber o Infopen RS são o Instituto Penal de Canoas, o Instituto Penal de São Leopoldo e o Presídio Estadual de Taquara. “Com mais esta instalação faltarão apenas 20 casas prisionais para a conclusão do projeto Infopen RS biometria”, acrescenta.
O Infopen RS – O Infopen RS é o sistema oficial da Susepe, que serve para controlar as atividades do apenado, bem como de seus visitantes, de maneira rápida, ágil e segura. Ele foi implantado em setembro de 2012 e permite que os dados sejam acessados por diversas instituições da Segurança Pública, além de órgãos do Poder Judiciário.