Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

COPA 2018 : Copa da Rússia começa com cerimônia modesta

14 junho
08:15 2018

Ronaldo Fenômeno será o apresentador do evento no Estádio Luzhniki

Pouco antes do jogo entre Rússia e Arábia Saudita – duelo inaugural da Copa do Mundo, às 12h desta quinta-feira – ocorrerá a cerimônia de abertura do torneio. Aas atividades começam às 11h30, no estádio Lujniki, em Moscou. A festa terá a presença do cantor britânico Robbie Williams, da soprano russa Aida Garifullina e do bicampeão do mundo, o brasileiro Ronaldo Fenômeno.

A cerimônia será bem mais curta e modesta do que em edições anteriores.  A abertura da Copa focará nos shows de música. Em entrevista à Reuters na terça-feira, depois de um ensaio para o show, o cantor Robbie Williams afirmou que se apresentará com “uma mistura, um banquete de meus maiores sucessos” – junto com a soprano russa Aida Garifullina -, mas sem seu hit “Party Like A Russian”.

“Eu adoraria cantar ‘Party Like a Russian’, mas infelizmente me pediram para não fazer”, disse. Essa música gerou polêmica (tradução: “Festeje como um russo”) foi acusada de ser uma depreciação à população russa.

Embora a Fifa não tenha divulgado muitos detalhes, quem apresentará a cerimônia será o ex-jogador brasileiro Ronaldo, campeão mundial pelo Brasil em 1994 e 2002. Também confirmou presença no evento o presidente russo, Vladimir Putin. São esperadas 80 mil pessoas no Estádio Luzhniki, em Moscou.

RÚSSIA x ÁRABIA SAUDITA

Pouca atração no jogo inaugural

Igor Akinfeev é destaque da equipe anfitriã da Copa de 2018

Igor Akinfeev é destaque da equipe anfitriã da Copa de 2018

A Copa do Mundo de 2018 começa nesta quinta-feira com o duelo entre a anfitriã Rússia e a Arábia Saudita pelo grupo A. O jogo ocorre no Estádio Luzhniki – mesmo local da final do dia 15 de julho.

O jogo não será uma das maiores atrações do Mundial, já que Rússia e Arábia Saudita são as duas seleções da competição com pior classificação no ranking da Fifa: 70ª e 67ª colocações respectivamente.

Osama Hawsawi comanda a defesa da Arábia Saudita

Osama Hawsawi comanda a defesa da Arábia Saudita

A Rússia está há sete jogos sem vencer e vive pressionada pela assombração de ser eliminada na fase de grupos na competição que organiza. “Compreendo a preocupação, mas ninguém deveria estar preocupado”, afirmou nesta quarta-feira o técnico Stanislav Cherchesov ao ser perguntado sobre a péssima sequência da seleção, que não venceu ainda em 2018.

Já o técnico Juan Antonio Pizzi, da Arábia Saudita, declarou que sua equipe vai para o jogo para vencer. “Meu estilo é ser competitivo. Quero brigar por cada bola, aproveitar cada ocasião, jogar para ganhar”, declarou o treinador argentino.

O duelo entre russos e sauditas inicia a disputa no grupo A, que também conta com o duelo entre Uruguai e Egito na sexta-feira –  mesmo dia do encontro ibérico entra Espanha e Portugal, um dos principais jogos da fase de grupos.

O primeiro jogo da Copa também está marcado pela estreia do assistente de vídeo (VAR) em Mundiais. O árbitro argentino Néstor Pitana vai ser o responsável pela partida e poderá ser o primeiro a utilizar o recurso em uma partida oficial no torneio.

DESTAQUES – O principal destaque da equipe russa é o goleiro Igor Akinfeev, 31 anos, que já esteve na Copa de 2014 no Brasil. Ele joga no CSKA Moscou. Já no time árabe, o astro é o defensor Osama Hawsami, que joga pelos dois lados da defesa. Aos 34 anos, ele fará sua estreia em Mundial. O zagueiro pertence ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Thiago Silva recuperou a posição na zaga do time brasileiro

Thiago Silva recuperou a posição na zaga do time brasileiro

Sem surpresa na seleção

O técnico Tite indicou que não haverá mesmo surpresa na escalação do Brasil na partida de estreia na Copa do Mundo da Rússia, domingo, diante da Suíça, em Rostov. No treino destra quarta-feira, o comandante da Seleção Brasileira repetiu a formação da vitória de 3 a 0 diante da Áustria no último amistoso antes do Mundial. Como se previa, o ataque brasileiro será composto pelo quarteto composto por Philippe Coutinho, Willian, Gabriel Jesus e Neymar.

Se não houver surpresa de última hora, Tite irá manter o time, com Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. São apenas duas mudanças em relação à formação, que conseguiu a classificação nas Eliminatórias Sul-Americanas. Danilo “herdou” o lugar que era de Daniel Alves, que ficou fora da Copa por lesão; e Thiago Silva, recuperando a vaga que havia perdido para Marquinhos.

Tite andou testando ainda – como fez nos amistosos contra Alemanha e Croácia – o volante Fernandinho entre os titulares. É uma alternativa para quando o treinador quiser fortalecer a marcação da equipe. Fred completou o sexto dia sem treinar em decorrência de uma batida no tornozelo em disputa com Casemiro no treino de quinta-feira passada. Renato Augusto já está treinando, mas ainda sente dores no joelho esquerdo.

Estádio Luzhniki será o palco da abertura e do encerramento da Copa do Mundo da Rússia

Estádio Luzhniki será o palco da abertura e do encerramento da Copa do Mundo da Rússia

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções