Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

COPA DO BRASIL : Rumo aos Altos da Glória

18 janeiro
08:57 2022

Em sorteio da competição nacional de mata-mata, Xavante terá pela frente adversário gaúcho na primeira fase

Ocorreu na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (17), foi definido o caminho inicial do Grêmio Esportivo Brasil na Copa do Brasil 2022. No pote C da competição, sabia-se que o adversário rubro-negro seria do Pote G. Alguns adversários de longe se tornavam mais temerários, pela longa viagem logo em começo de temporada. Mas o sorteio reservou um clássico gaúcho para o ímpeto inicial. O Xavante enfrenta o Glória de Vacaria, atual campeão da Copa FGF na primeira fase. Com o aporte financeiro do torneio, o Glória espera incomodar na Divisão de Acesso, em busca de voltar à elite do RS.

Em jogo único na serra gaúcha, Brasil terá vantagem do empate, em busca de avançar para segunda fase pela terceira vez na história
Foto: Victor Lannes / GE Brasil

A vantagem do Brasil será a preparação. Enquanto a pré-temporada começou ainda em 2021 no Xavante, o Glória se prepara para competição somente em abril. O primeiro jogo do time de Vacaria na temporada será o enfrentamento em jogo único na Copa do Brasil. Quem vencer no norte do estado, no estádio Altos da Glória, avança para segunda fase, quando enfrentará o vencedor entre Castanhal do Pará e o tradicional Vitória de Salvador – que, assim como o Brasil, também foi rebaixado à Série C. Pelo regulamento, em caso de empate contra o Glória, o Xavante também avança. A direção, a comissão técnica, o elenco e a torcida estão cientes da importância de ir adiante na Copa, para forrar os agredidos cofres do clube.

EMPOLGAÇÃO: na preparação para temporada, o Brasil reencontrou a torcida na data de muitas lembranças, o 15 de janeiro, quando completaram-se 13 anos da morte dos ídolos Claudio Milar, Régis e do preparador de arqueiros Giovani Guimarães. Eles foram devidamente homenageados no Bento Freitas, pois o Rubro-Negro venceu o amistoso diante do São José com um redondo 3×0, erguido a toques vistosos ainda no primeiro tempo. Atacantes Thiago Santos e Joanderson e o meia Marllon mostraram que o ataque começa afinado na temporada. É importante salientar as palavras do técnico Jerson Testoni: se o resultado não era o mais importante ao empatar com o Guarany de Bagé, segue cautela com o resultado expressivo sobre o adversário direto do Gauchão. Com muita seriedade, o Brasil quer reconstruir sua história.

E a euforia pode estar do lado de fora das quatro linhas: na arquibancada. A torcida, que se fez presente e se emocionou no Bento Freitas, ao ver a comemoração de gol com a flechada de Marllon, evocando os grandiosos tempos do uruguaio Claudio Milar, está empolgada. Os torcedores rubro-negros não param de fazer crescer o quadro social do clube. A participação efetiva da torcida será fundamental nessa caminhada. Motivo de orgulho para os xavantes que já partiram desta aldeia, como também sonhava assim o presidente da Cresce Xavante, Thiago Perceu.

DEMAIS GAÚCHOS:

O sorteio da CBF também definiu o caminho para os demais clubes gaúchos na Copa do Brasil. A novidade é ter Grêmio e Internacional desde a primeira fase, algo que não ocorria desde o longínquo 2008, quando ambos estiveram fora da Copa Libertadores de forma simultânea.

O Grêmio, hoje na Série B, enfrenta o Mirassol, da Série C do Brasileiro. Jogo único no interior paulista. Quem vencer avança. Empate é do Grêmio.

O Inter encara um adversário, em teoria, mais fraco: o Globo do Rio Grande do Norte. Quem vencer avança. O empate é do Colorado gaúcho.

Além do Brasil, o outro gaúcho do interior é o Juventude. E vai ter viagem longa no começo da temporada. O campeão de 1999 enfrenta o Porto Velho, em Rondônia, pela primeira fase.

Comentários ()

Seções