Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

COVID-19 : Vacinação de crianças vai ser centralizada na Ubai Navegantes

COVID-19 : Vacinação de crianças vai ser centralizada na Ubai Navegantes
12 janeiro
08:48 2022

A Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, situada à rua Dona Darci Vargas, 212, é o ponto determinado pela Prefeitura para centralizar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A Unidade Básica de Saúde (UBS), situada ao lado, absorverá a demanda de usuários, unificada com a equipe da Ubai.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, as equipes da Ubai e UBS começarão a ser capacitadas para as mudanças. À Ubai, caberá exclusivamente a vacinação e, à UBS, que terá acrescida a equipe da Ubai, haverá inclusão de protocolo de atendimento e classificação de risco para direcionamento do paciente.

“Seguiremos orientação técnica do Estado e, enquanto não é repassada, estamos nos antecipando e nos preparando com base nas determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma das exigências é que o ponto de vacinação de crianças seja específico para essa finalidade. Não deve haver aplicação de outros imunizantes no mesmo local, nem os recomendados para o público infantil, nem para adultos, incluindo a vacina da Covid-19”, frisa a secretária.

A Ubai Navegantes foi o ponto escolhido por possuir estrutura adequada para a vacinação. “A intenção não é a de encerrar as atividades da Ubai, mas, sim, transferi-las, temporariamente, para a Unidade ao lado, cuja equipe estará capacitada para o acolhimento e direcionamento dos atendimentos”, pontua a secretária.

A Secretaria de Saúde pondera que a vacinação de crianças é, por si só, mais demorada do que a de adultos. A estrutura tem que ser acolhedora, adequada para os menores e familiares, com espaços lúdicos, ajustada ao bom atendimento. Para vacinar uma criança, muitas vezes, o profissional precisa exercer a técnica do convencimento. A Ubai Navegantes reúne as características necessárias para a prestação dos serviços a esse público.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções