Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

CRAS SÃO GONÇALO : Usuários têm Horta Coletiva

CRAS SÃO GONÇALO :  Usuários têm Horta Coletiva
14 dezembro
09:11 2016

Couve, mostarda, repolho, brócolis, beterraba, alface, melão, salsinha. Estes são apenas alguns dos legumes, verduras e frutas cultivados na Horta Coletiva inaugurada ontem no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) São Gonçalo.

O projeto “Unidos pelo plantio” desenvolve práticas e hábitos alimentares saudáveis com os usuários do Cras e cria novas oportunidades aos participantes. “Projetos como esse fazem a diferença na vida das pessoas, integram a comunidade e podem gerar uma renda extra para as famílias vinculadas”, disse o prefeito Eduardo Leite, na inauguração da Horta Coletiva do Cras São Gonçalo.

PROJETO “Unidos pelo plantio” desenvolve práticas e hábitos alimentares saudáveis

PROJETO “Unidos pelo plantio” desenvolve práticas e hábitos alimentares saudáveis

Para Beatriz Antunes da Silva, que participa do projeto, a Horta faz com que se sinta mais inteirada com as pessoas e também mais feliz. “Além de plantar pra gente comer, é uma terapia que nos faz ter uma experiência legal e diferente… (A Horta) Nos auxilia na alimentação em casa e também pode gerar uma renda”.

Cerca de dez pessoas estão envolvidas diretamente na Horta. Semeiam, plantam e depois colhem as verduras, legumes e frutas. As crianças, filhos e netos dos participantes do projeto, costumam auxiliar, regando e muitas vezes ajudando a limpar os canteiros.

“Em geral o que fica de marca de um mandato de prefeito são grandes obras e edificações, mas me alegra muito um projeto como este, que vem da base do Cras e que as pessoas ‘abraçaram’”, comemorou Eduardo.

O projeto contou com o apoio das secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Desenvolvimento Rural (SDR) e também com o apoio técnico da Emater. Participaram do lançamento da Horta o secretário de Justiça Social e Segurança (SJSS), Luis Eduardo Longaray; a coordenadora do Cras São Gonçalo, Eloisa Rodrigues e a coordenadora do projeto, Maria Isabel Arndt, além dos participantes do projeto e comunidade em geral.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções