Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

CRIME CONTRA A VIDA : Julgamentos no Foro com pauta definida em março

28 fevereiro
08:30 2018

Iniciado em junho do ano anterior, a realização dos júris populares em regime de exceção terá mais uma edição para 2018, com o objetivo de dar mais celeridade aos processos que envolvem o julgamento de crimes contra a vida.

OS JÚRIS de exceção serão presididos pelo Juiz Marcelo Malízia Cabral

OS JÚRIS de exceção serão presididos pelo Juiz Marcelo Malízia Cabral

Os júris de exceção serão presididos pelo Juiz de Direito e Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, que já foi o magistrado responsável por esse reforço em 2017 e agora volta a ser designado pela Corregedoria-Geral da Justiça para atuar nesses processos. Dr. Régis Vanzin, Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal, destacou que havia feito a solicitação de destinação de um Magistrado para os júris de exceção no ano anterior, visando diminuir o número extenso de processos residuais que aguardavam julgamento e, com o andamento positivo dos júris presididos pelo Dr. Marcelo, a Corregedoria-Geral de Justiça entendeu por bem mantê-lo atuante junto a iniciativa também para 2018. Dr. Régis esclareceu ainda que o aumento nos índices de violência mantêm-se como realidade, principalmente na zona urbana, e a agilidade processual se faz necessária para corresponder às expectativas da comunidade, que busca o Judiciário com a intenção de obter justiça e segurança.

Até o mês de julho, a intenção é julgar cerca de 40 casos de atentado contra a vida que estão aguardando no Judiciário, sendo para esses júris eleita uma lista de jurados que atuarão especialmente para esses casos. Os júris de exceção ocorrerão de 2 a 3 vezes por semana, conforme informou Dr. Régis Vanzin, seguindo a agenda do Magistrado designado.

Nomeado para presidir novamente o regime de exceção, Dr. Marcelo Cabral falou da importância do julgamento desses casos para a comunidade pelotense, que “espera um julgamento rápido, principalmente nos casos de homicídio ou tentativa” disse. Comentou ainda da atuação do Poder Judiciário junto à diminuição dos índices de criminalidade, objetivo que tem sido levado muito a sério visando colaborar integralmente com o programa “Pacto Pelotas pela Paz”, proposto pela Prefeitura Municipal e que tem gerado resultados positivos na cidade.

A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, comentou da importância “dessa iniciativa para a construção coletiva da paz, através do incremento dado aos julgamentos, uma parte fundamental no eixo de repressão do Pacto”. A Prefeita ainda falou da relação estreita que Judiciário e Poder Público tem estabelecido, “através da participação ativa de magistrados nas demandas de prevenção e repressão ao crime” finalizou.

Os júris populares são abertos à comunidade e serão realizados no Salão do Júri, no 3º andar do Foro de Pelotas, na Avenida Ferreira Viana, 1134, a partir das 13 horas, nas seguintes datas:

05/03 – Réu: Renan Borges da Rosa, Tentativa de homicídio simples;

07/03 – Réu: Luiz Carlos Leal Vilela, Homicídio simples;

08/03 – Réus: Cristian Lesser Cardoso e Fábio Fagundes Rangel, Tentativa de homicídio qualificado;

12/03 – Réus: Carlos Roberto Alves Duarte e Roberto Duarte Borges, Tentativa de homicídio qualificado;

14/03 – Réu: Felipe Barbosa Valente, Tentativa de homicídio simples;

15/03 – Réus: Everson da Silva Medronha e João Vitor Medronha Ribeiro, Homicídio simples;

19/03 – Réus: Iliandro Vilela dos Santos e Nilton Cesar Barros Pereira, Homicídio qualificado;

21/03 – Réu: William Aguirre dos Santos, Tentativa de homicídio simples;

22/03 – Réu: Marcelo Santiago da Silva, Tentativa de homicídio simples;

26/03 – Réu: Raí Pereira de Medeiros, Homicídio simples;

28/03 – Réu: Francisco Cipriano Silva Domingues, Tentativa de homicídio simples.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções