CRIMNALIDADE : Homicídios aumentam em 20%
Estatística da criminalidade divulgada pela Secretaria de Segurança Pública aponta que 1.697 pessoas foram assassinadas em nove meses no Estado. A escalada da violência atingiu o índice mais alto dos últimos 12 anos. Os homicídios aumentaram 19,6%. Foram 1.419 nos primeiros nove meses de 2013 e 1.697 até o mês de setembro. Em Pelotas até o momento foram registrados 61 casos, que acrescidos aos cinco latrocínios (roubo seguido de morte), somam 66 mortes violentas.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, atribui o aumento às disputas por pontos de tráfico de drogas. “As frequentes operações das polícias têm deixado pontos de tráfico vagos, causando as disputas e, lamentavelmente, as mortes”. Michels ainda ressalta que mais de 80% das pessoas que sofreram ou que cometeram homicídios tinham antecedentes criminais.
Para o secretário da SSP, a implantação de delegacias especializadas em elucidar homicídios ainda levará algum tempo para trazer resultados positivos no que diz respeito à elucidação dos homicídios. Mas considera necessário que também haja readequações no Poder Judiciário, para diminuir a impunidade. Ele afirma ainda que o Estado está dentro de um contexto do país e que não há uma ciência para resolver o problema da criminalidade.
O número de latrocínios diminuiu 19% entre janeiro e setembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 105, em 2013, e 85 em 2014.
Os dados levantados pela Divisão de Estatística Criminal, da Secretaria da Segurança Pública, também apontam para a queda 0,4% de furtos no período: 124.409 contra 123.869 em 2014.