CRISE FINANCEIRA : Escola Alfredo Dub corre o risco de não abrir suas portas a partir do próximo ano
Com 66 anos de história, a Escola Especial Professor Alfredo Dub corre o risco de não abrir as portas em 2016.
É o que afirma a diretoria da escola diante dos problemas com os convênios que garantem o repasse de verbas públicas. Segundo a direção, todo ano o poder público atrasa estes repasses, o que faz com que os salários também sejam atrasados e com que algumas vezes a escola acabe por ser acionada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Tendo de arcar com uma multa no valor de R$ 25.000,00, com prazo de até 30/11, e com incerteza quanto aos próximos convênios, a Escola Especial Professor Alfredo Dub pode não abrir as portas em 2016.
A Alfredo Dub tem cerca de 300 alunos, dentre deficientes auditivos e pessoas com outras necessidades especiais que são atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento Especializado (CIAE). A instituição mantém 55 colaboradores, dos quais 18 são cedidos pela rede pública de ensino e os demais estão na folha de pagamento da escola (mantida através da verba dos convênios). No entanto, os repasses não cobrem alguns custos, como 13º salário e INSS.
Independente da vontade da mantenedora e da direção da escola, os convênios geralmente são firmados apenas em março, o que faz com que os meses de janeiro e fevereiro se tornem um período de insegurança financeira. A instituição recebe repasses dos órgãos públicos através dos convênios anuais, que custeiam 60% das atividades – para cobrir os gastos com pessoal –, e os demais 40% são angariados através de doações, campanhas e eventos. Diante da multa de R$ 25.000,00 e da insegurança habitual quanto aos convênios, a Alfredo Dub teme ter de realizar demissões ou até mesmo ter de fechar as portas.
A Escola Especial Professor Alfredo Dub aceita doações de pessoas físicas e jurídicas, com abatimento no imposto de renda, e chama a atenção da comunidade e do poder público para a situação por que passa. Para entrar em contato com a escola e saber como realizar uma doação, pode-se ligar para a secretaria, no telefone 3223.0638.