Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Curso de Administração da UCPel é avaliado com nota máxima pelo MEC 

Curso de Administração da UCPel é avaliado com nota máxima pelo MEC 
05 maio
09:11 2022

Dimensões didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, assim como infraestrutura foram reconhecidas com nota 5 

O curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) obteve nota 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Recentemente adaptado para a modalidade a distância, o curso possui uma estrutura curricular atualizada anualmente, a partir de necessidades identificadas junto ao mercado de trabalho. 

De acordo com o coordenador do curso, professor Rafael Damé, a proposta da graduação além de cumprir as exigências de um mercado competitivo, também atende um novo tipo de perfil de aluno. “Ainda, nosso curso prevê atividades práticas durante todo o seu andamento, com a possibilidade do acadêmico definir seu melhor horário e formas de estudo”, comenta. 

Conforme a diretora de educação a distância da UCPel, professora Patrícia Giusti, para os avaliadores foi destaque a inovação proposta pelo projeto pedagógico. Além dos estudantes cursarem disciplinas no ambiente virtual, a cada módulo é desenvolvido um projeto integrador, atividade de experimentação do que é visto nos conteúdos.  

A docente ainda frisa que também foi entendido como diferencial a possibilidade do aluno estudar em uma universidade. “Todos os nossos alunos podem se envolver em atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.  Isso traz o reconhecimento de que ele pode usar a estrutura da universidade para complementação da sua formação”, avalia. 

A qualidade do corpo docente e da infraestrutura disponibilizada pela universidade também foram consideradas diferenciais.   

Estrutura curricular

O novo formato do curso de Administração começou a ser desenvolvido em 2018 e ofertado em processos seletivos em 2019. A proposta do EAD da UCPel disponibiliza módulos de 10 semanas, com duas disciplinas e um projeto integrador. “Essa dinâmica que caracteriza todo o projeto EAD da UCPel confere agilidade muito grande em utilizar o conteúdo também em uma forma bem prática”, explica o coordenador. 

Para o professor Damé, a nota do MEC reconhece o modelo do curso que o mercado atualmente exige e que perfil atual de aluno busca. “Essa nota confere o reconhecimento necessário à nossa proposta”, diz.     

Nota 5 

Para o pró-reitor acadêmico da UCPel, professor Ezequiel Megiato, a nota 5 representa um esforço coletivo de toda a universidade. “Também é a certeza de que temos um modelo pedagógico aplicado e voltado à comunidade, representa o que nós somos e aponta para onde queremos chegar, que é continuar sendo uma universidade cada vez mais presente e inovadora”, avalia.

A avaliação incluiu ainda outros dois cursos do EAD da UCPel: Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais; e foi feita por professores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) a partir de visita para verificação das condições de ensino.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções