Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

CURSO DE EXTENSÃO : “O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil” são temas de debates na UFPel

25 abril
08:31 2018

Começou na noite de segunda-feira, com 150 participantes, no auditório do campus 2 do ICH, o curso de extensão promovido por aquela unidade “O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”.

Com atividades marcadas até 1º de agosto, a proposta soma-se a outras iniciativas semelhantes em andamento no Brasil.

De acordo com um dos organizadores, o professor Daniel Souza, do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do ICH, esta é uma jornada rica, com debates profundos e de qualidade. Por outro lado, ele se diz triste pelo golpe ter ocorrido, e por seus desdobramentos.

Já a coordenadora da Adufpel, Fabiane Tejada, disse que o momento é complexo e sério, com perdas de direitos. “Vivemos um retrocesso histórico”, assinalou. Para ela, o evento realizará um debate com pensamento crítico, em nome da democracia.

PROGRAMAÇÃO prossegue até 1º de agosto no ICH

PROGRAMAÇÃO prossegue até 1º de agosto no ICH

Também na mesa de abertura do curso, o diretor do ICH, Sidney Vieira, se disse honrado em ter sua unidade como sede do evento, que segundo ele será uma ótima oportunidade de discutir a realidade do país.

Representando o reitor Pedro Hallal no ato de começo do curso, a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, lembrou que 13 universidades no Brasil estão com a mesma iniciativa do projeto, debatendo o tema em eventos semelhantes. “Nossa democracia está padecendo. Este é um momento nunca imaginado. Vamos tornar a Universidade um espaço plural de discussão”, observou.

Os professores Álvaro Barreto e Luciana Ballestrin cumpriram a programação de palestras para o primeiro dia.

O curso é aberto a toda a comunidade e as inscrições são feitas para cada palestra/aula mediante formulário disponibilizado na página do evento no Facebook https://www.facebook.com/golpe2016UFPel/. As inscrições são abertas a cada duas semanas antes de cada encontro. Para o segundo encontro, no dia 2, já estão encerradas.

Mas já estão abertas as inscrições para o terceiro evento do curso, a ser realizado no dia 7 de maio, às 19h, no Auditório do Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202). Na ocasião, o professor da área de Direito e Educação da UFPel, Pedro Moacyr da Silveira, falará sobre “A Hermenêutica Legalizadora do Golpe Político Brasileiro”. Na sequência, a professora do curso de Psicologia da UFPel, Miriam Cristiane Alves, abordará o tema “As Implicações do Golpe nas Políticas de Ações Afirmativas”. A docente atua com Estudos Decoloniais e Epistemologias Afrocentradas.

Curso Golpe 03

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções