Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

DANÇA : Coreografia contra preconceito vence festival em Arroio Grande

DANÇA  : Coreografia contra preconceito  vence festival em Arroio Grande
22 setembro
10:12 2021

Prêmios para o Studio da Dança Thomas Marinho e Coletivo de Dança de Pelotas

Por Carlos Cogoy

Em menos de dois minutos, movimentos que narram a aflitiva e violenta realidade do preconceito racial no Brasil. Na coreografia “(Pre)Conceito, o Menino Negro”, autoria da premiada Francine Lemos, os passos evocando o racismo da sociedade, que julga pela cor da pele, e aumenta a estatística de inocentes assassinados. Na interpretação, colagem musical dá o ritmo para o jovem Bryan Pereira Severo de dezessete anos. Representando o Coletivo de Dança de Pelotas, a coreografia concorreu no 8º Dança Arroio Grande – Virtual Dance, e conquistou a primeira colocação na categoria juvenil solo de dança livre. Outro representante local, que também conquistou premiação, foi o Studio da Dança Thomas Marinho, que participou com seis coreografias. Na categoria conjunto, modalidade estilo livre adulto, o grupo chegou ao primeiro lugar. Além de Thomas Marinho, dançarinas Glauce Almeida, Juciara Sousa, Mariangela Leal, Marlene Conceição, Patrícia lazzo. A participação foi virtual, mediante o envio de vídeos. Os representantes pelotenses, bem como a íntegra do festival, podem ser assistidos no canal AG TV no Youtube.

Premiado Bryan Severo

STUDIO DA DANÇA Thomas Marinho completou cinco anos em atividade. O coreógrafo relata que, obedecendo as recomendações sanitárias, gradativamente estão sendo retomadas as aulas presenciais. Durante a pandemia, diz Thomas Marinho, foi necessária a adaptação para o virtual. Além das aulas, o Studio também prosseguiu participando, de forma remota, de eventos como: Mostra Gala de Dança da cidade de Porto Alegre, conquistando o prêmio de melhor grupo Interação Virtual; 7º Dança Arroio Grande – Virtual Dance, conquistando primeiro e segundo lugares na categoria conjunto adulto estilo livre; Santo Ângelo em Dança, conquistando segundo lugar na categoria conjunto adulto estilo livre; 1º ConWEB Dance de Rio Grande, conquistando segundo lugar na categoria conjunto adulto estilo livre; 2º ConWEB Dance de Rio Grande, conquistando primeiro e segundo lugares categoria conjunto adulto estilo livre; 2º Dança Conquista Festival ONLINE de Vitória da Conquista na Bahia, conquistando segundo lugar categoria conjunto adulto estilo livre. Thomas observa que a premiação em dinheiro, do 8º Dança Arroio Grande, está sendo investida em melhorias nas instalações do Studio, à rua Voluntários da Pátria 1.522. No local, aula de ritmos para adultos e estilo livre para crianças. Informações: (53) 9 8429.1768.

COLETIVO de Dança de Pelotas foi criado em 2014. Idealizado por Francine Lemos, o grupo tem participado de diferentes festivais no Estado. E também está à frente do projeto “Interação Urbana”, cuja sétima edição ocorreu neste mês. Informações sobre aulas de Hip Ho para adultos e crianças: (53) 9 8120.9557.

Comentários ()

Seções