Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

DEFICIÊNCIA VISUAL : Acadêmico cria projeto para beneficiar passageiros

DEFICIÊNCIA VISUAL : Acadêmico cria projeto para beneficiar passageiros
05 agosto
08:44 2019

Um estudante do curso de Ciências da Computação, da UFPel, criou um projeto que possibilita que usuários do transporte coletivo saibam, por meio de um sinal sonoro, quando o ônibus que pretende tomar está se aproximando da parada. Caso venha a ser implantada no sistema público de transporte de Pelotas, a tecnologia desenvolvida por Lucas Porciúncula, de 19 anos, pode beneficiar de 260 a 300 pessoas com deficiência visual. A estimativa é do presidente da Escola Especial Louis Braille, Dilmar Cunha Rodrigues, que acompanhou o rapaz na audiência com o prefeito em exercício Idemar Barz, na sexta-feira (2), no Paço Municipal.

LUCAS (E), Dilmar e Maria Helena Rodrigues estiveram com o prefeito em exercício. Fotos Igor Sobral

LUCAS (E), Dilmar e Maria Helena Rodrigues estiveram com o prefeito em exercício. Fotos Igor Sobral

O jovem esclareceu que, para colocar o projeto em prática, é preciso que cada ônibus tenha um aparelho transmissor de sinal de Wi-Fi, por meio do qual o veículo, devidamente cadastrado no aplicativo de celular, transmitiria um sinal sonoro de alerta ao usuário, ao se aproximar da parada de ônibus.

“O aplicativo avisa quando o ônibus está próximo, a cerca de 100 metros de distância, e muito próximo, para os casos em que há mais de um veículo na parada, ao mesmo tempo. Não se trata de disponibilizar Internet nos ônibus, apenas o sinal seria transmitido por ondas de rádio, ou seja Wi-Fi”, explicou Lucas Porciúncula.

Idemar cumprimentou o jovem pela inovação tecnológica, criativa e que pode representar um importante avanço para os usuários do transporte coletivo com deficiência visual e disse que será averiguada a possibilidade de implantação do projeto. Em breve, o jovem deve se reunir com o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam e com os responsáveis pelo sistema de monitoramento e operação de GPS do transporte coletivo de Pelotas, para discutir o assunto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções