Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Deputado propõe redução imediata na tarifa dos pedágios da praças da Ecosul no RS

17 maio
15:05 2021

Proposta foi feita durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) debateu, nesta segunda-feira (17), a possibilidade de prorrogação do contrato da Ecosul e a criação de novas praças de pedágios nas BRs 116 e 392, na região Sul do Rio Grande do Sul.

O pedido para realização da audiência pública foi apresentado pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS), e reuniu autoridades do setor e representantes das concessionárias que exploram as duas BRs para obter esclarecimentos sobre as obras de duplicação dessas vias.

Presidente da Frente Parlamentar em defesa da duplicação da BR-116, Hamm reiterou sua posição contrária a instalação de duas novas praças de pedágios e defendeu a imediata redução da tarifa cobrada, um das mais caras do país.

Afonso Hamm (PP-RS)

“A situação econômica do país é difícil e, por isso, propomos que a Ecosul reduza a tarifa em 50% de forma imediata para ter credibilidade para iniciar qualquer negociação, dando um alívio aos motoristas que por elas trafegam pagando preços de pedágios abusivos”, afirmou.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou a importância do debate público e informou que todas as decisões serão tomadas considerando a segurança jurídica e sem causar prejuízos à população.

“Estamos realizando um estudo jurídico para saber se há viabilidade para a prorrogação, sempre considerando que ela deve ser vantajosa para a sociedade gaúcha. As conversas são recentes e precisamos ampliar o debate antes de tomar qualquer decisão”, garantiu o ministro.

Hamm ainda ressaltou que o custo do pedágio na região para um caminhão com carga total pode chegar a R$ 592,20, o que reduz a competitividade das exportações, o transporte da matéria prima e impacta de forma significativa na vida dos usuários da estrada.

Também participaram do encontro Marcus Vinícius, deputado estadual; André Luís Freire, superintendente de Infraestrutura da ANTT, Fabiano Martins Medeiros, diretor superintendente da Ecosul; Vinícius Pegoraro, prefeito de Canguçu e presidente da Azonasul; Afrânio Kieling, presidente da Fetrasul; deputados federais e estaduais; representantes dos caminhoneiros; imprensa e sociedade civil.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções