Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

DESMANCHES : Força tarefa da Operação fecha dois estabelecimentos

30 agosto
08:13 2017

A 49ª edição da Operação Desmanche foi desencadeada ontem, em Santa Maria, na região Central do Estado. Um homem foi encaminhado para a delegacia de polícia local para averiguação, por ter sido encontrado portando munições de calibre 12. Ele tem antecedentes por furto, lesão corporal e ameaça. Dois estabelecimentos foram fechados e cerca de 70 toneladas de sucata automotivas apreendidas e encaminhadas para trituração.

A ação visa combater a receptação e o desmanche de veículos roubados, além de coibir o funcionamento de estabelecimentos irregulares, os chamados “ferros velhos”. Desde a sua primeira edição, em fevereiro de 2016, a operação já resultou na prisão de mais de 60 pessoas, além de 85 locais interditados.

O coordenador da força-tarefa, tenente coronel Cesar Augusto Pereira da Silva, destaca o ineditismo da operação no país. “Nenhum outro Estado tem uma ação no formato como fazemos. Os resultados obtidos até agora demonstram que estamos no caminho certo para combater cada vez mais esse tipo de crime”.

Em agosto de 2015 entrou em vigor a Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches), com o objetivo de combater a receptação de veículos roubados. Desde então, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 309 empresas de desmanches registradas.

O coordenador da FT destaca a importância do consumidor se certificar se o estabelecimento onde irá adquirir as peças está devidamente credenciado no Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). “Os locais credenciados possuem uma placa do Detran logo na entrada. A compra de peças sem procedência apresenta um grande risco para o consumidor, além de alimentar e fortalecer o crime”, informou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções