DETRAN : Leilões virtuais completam um ano
Quinta-feira (25) transcorreu um ano da implementação da modalidade online, para os leilões de veículos e sucatas automotivas. A virtualização dos certames possibilitou ao DetranRS, driblar as dificuldades trazidas pelo isolamento social e leiloar, nos últimos doze meses, 18,7 mil itens retidos administrativamente não reclamados pelos antigos proprietários.
Foram leiloados 8.158 veículos conservados e 10.633 veículos exclusivamente para desmanche e reaproveitamento de peças. Esses leilões resultaram em uma arrecadação de R$38,7 milhões – maior do que todas as séries anuais já registradas. Nesse período de um ano, foram realizados 27 eventos online, que são promovidos por leiloeiros credenciados à Autarquia. Na modalidade virtual, o leiloeiro realiza o anúncio dos lotes em auditório fechado, e é visualizado por meio de vídeo pelos potenciais arrematantes. Os lances acontecem em uma seção específica do site do leiloeiro.
Em razão dos resultados obtidos e da receptividade positiva por parte dos arrematantes e Centros de Remoção e Depósitos, o DetranRS deverá manter preferencialmente o formato virtual dos leilões mesmo depois da pandemia. Para o diretor-geral Enio Bacci, “a atual gestão assumiu o compromisso de modernizar e digitalizar serviços, mesmo antes das medidas de isolamento social. Os leilões virtuais são um exemplo de como temos conseguido encontrar boas soluções, atendendo às demandas de forma inovadora”.