Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

DIA DE CAMPO : Pastoreio rotativo pauta evento

29 outubro
10:29 2014
ENCONTRO ocorreu dia 24 deste mês em Pedro Osório

ENCONTRO ocorreu dia 24 deste mês em Pedro Osório

A Emater/RS-Ascar, em parceria com o Grupo de Criadores de Ovinos da Cooperativa dos Produtores de Mel de Pedro Osório Ltda. (Coomelpo), organizou um Dia de Campo na propriedade de Altair Blanck, na localidade do Rincão do Salso, em Pedro Osório. O evento, realizado no dia 24 de outubro, reuniu pesquisadores, extensionistas rurais e pecuaristas familiares ligados à ovinocultura.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Ronaldo Maciel apresentou dados da propriedade e disse que o pastoreio rotativo contribuiu significativamente para a evolução da pecuária familiar. Maciel destacou que a prática propiciou um avanço positivo na principal atividade do produtor, que é a ovinocultura.

Em 2012 foi implantado o sistema de pastoreio rotativo para o rebanho de ovinos na propriedade de Altair, a qual faz parte da Unidade de Experimentação Participativa (UEPA), com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). O sistema apresentou melhorias na produção de forragem do campo nativo e também algumas espécies foram introduzidas, como o azevém, o cornichão e o trevo vermelho, o que, por consequência, ocasionou um melhoramento na alimentação dos animais.

Depois da apresentação dos dados da propriedade, o Dia de Campo continuou com a observação dos sistemas implantados na propriedade de forma prática, além de os produtores conferirem o local onde os animais pastoreiam e receberem instruções sobre o manejo dos ovinos.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções