Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Direito na Rua amplia ações na comunidade

Direito na Rua amplia ações na comunidade
18 maio
09:14 2022

Desde o início deste mês o projeto de extensão Direito na Rua da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem levado noções de direito a estudantes de escolas públicas do município. A atividade faz parte da curricularização da extensão e proporciona ensinamentos práticos aos alunos da UCPel.

Neste semestre, as ações serão realizadas durante o mês de maio e ocorrem duas vezes por semana. No turno da manhã as atividades são na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Edmar Fetter e à noite no Colégio Municipal Pelotense.

A cada encontro, os acadêmicos do curso de Direito da UCPel tratam com os alunos das escolas questões da disciplina de Direito Constitucional II, que inclui direitos fundamentais como acesso à educação, ao voto, políticos e à vida.

APRENDENDO NA PRÁTICA

Segundo a professora da UCPel e coordenadora do projeto Ana Paula Dittgen, a ideia de levar as atividades até escolas já era um desejo antigo e foi possibilitada com a curricularização da extensão na universidade. “Está sendo bem interessante essa experiência. Nossos alunos têm relatado que é um momento de grande aprendizado, de muita troca e de uma aprendizagem significativa, porque eles colocam em prática, compartilham, socializam o conhecimento”.

SOBRE O DIREITO NA RUA

O projeto de extensão do curso de Direito da UCPel tem como objetivo prestar assessoria jurídica às comunidades dos diversos bairros de Pelotas e dos municípios atendidos pela Comarca de Pelotas. As ações ocorrem a cada 15 dias e são realizadas em comunidades católicas, Centros de Referências de Assistência Social, sede de associação de moradores, escolas públicas ou outros espaços que estejam aptos a receber e promover a atividade. A  iniciativa busca promover o acesso à justiça, à cidadania e à dignidade da pessoa humana.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções