Distribuição de água será 50% maior em Pelotas com a ETA SÃO GONÇALO
Um longo e planejado processo acompanha a construção da Nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo em Pelotas.
Localizada no Capão do Leão, junto ao pórtico de entrada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na BR-290, a ETA irá ampliar a distribuição de água para a população em até 50%, tratando cerca de 500 litros por segundo. A Estação terá a capacidade duplicada na segunda etapa da obra.
A prefeita Paula Mascarenhas visitou o canteiro de obras ontem, acompanhada do vice-prefeito Idemar Barz, do diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, servidores da autarquia e funcionários da empresa Enfil S.A, a responsável pela construção da Estação. No momento, as equipes trabalham na concretagem de 140 metros cúbicos do bloco hidráulico da ETA. Cerca de 65% da obra está concluída, com previsão de término para 2019.
“Fico muito contente de ver o canteiro de obras em funcionamento, espero voltar em breve para poder entregar mais esta grande obra à população”, afirmou Paula. A construção da ETA é uma alternativa de captação para atender ao constante crescimento da demanda de água em Pelotas, principalmente por haver um manancial importante como o Canal de São Gonçalo, que é inesgotável.
A chegada da água tratada nas residências ocorrerá por meio das redes adutoras – cerca de 80% deste processo está concluído. Com maior disponibilidade de água tratada na rede, haverá consequentemente uma melhor distribuição no sistema, com aumento significativo da oferta, principalmente em locais que hoje enfrentam problemas de abastecimento.