DIVISÃO DE ACESSO : Agora é um novo campeonato
Pelotas deixa para trás a irregularidade na temporada e focaliza baixa margem de erros no mata-mata
Ao contrário dos anos anteriores, a Divisão de Acesso vai definir quem sobe para a primeira divisão em dois mata-matas. Isso permite dizer que é um novo torneio – completamente diferente da fase de grupos. Esse pensamento faz o Pelotas deixar para trás a irregularidade demonstrada ao longo da competição para mentalizar a realização de partidas equilibradas e com baixa margem de erro daqui para frente.
“Precisamos ser regulares. Já erramos o que tínhamos que errar, agora é outro campeonato e a classificação pode vir como menos erros do nosso time”, destaca o lateral-esquerdo Vinícius Silva, que está retornando ao time, depois de cumprir suspensão na última partida da fase classificatória. O fato de fazer o primeiro jogo com o Lajeadense em casa, domingo, às 16h, é encarado como uma vantagem.
“Podemos fazer um bom resultado em casa e decidir fora. Isso será fundamental e acredito na nossa torcida. Um bom resultado vai encaminhar nossa classificação”, comenta Vinícius. Como tem saldo de gol qualificado, a vantagem se consolida com vitória e, de preferência, sem tomar gol na partida de ida (dentro de casa). Por isso, a importância do equilíbrio: atacar, mas sem se expor na defesa.
ZAGUEIROS – A dúvida do Pelotas continua sendo quem irá compor a zaga. Tem uma vaga aberta no setor. Yuri está assegurado como titular. Mas quem será seu companheiro? Gasparetto era o zagueiro mais eficiente do Pelotas nesta temporada, mas está se recuperado de lesão. É a mesma situação do experiente Cleiton. Se nenhum deles tiver condições de estar em campo, o técnico Marcelo Mabília terá que escolher entre Dante e Heitor para compor a defesa.
Com a chegada da fase decisiva do campeonato, os árbitros serão do quadro principal do futebol gaúcho. Márcio Coruja apita na Boca do Lobo, com os assistentes Rafael da Silva Alves e José Eduardo Cauza.
Lajeadense indica escalação
O Lajeadense começou a semana cheio de dúvida na equipe em decorrência da saída de Mateus Santana, que foi para o Juventude, e a suspensão do volante Índio. O treino de ontem indicou a tendência de escalação para a partida de domingo, contra o Pelotas, na Boca do Lobo, na rodada de ida das quartas de final da Divisão de Acesso.
Dantas foi escalado na primeira função do meio-campo – ao lado de Maurinho, que ganha nova chance para reforçar a marcação. No ataque, Saldanha terá a companhia de Dudu e Padu. A provável escalação do time de Lajeado é Vanderlei; Mano, Danilo Mendes, Du e Germano; Dantas, Maurinho e Felipe; Dudu, Saraiva e Padu.
O Lajeadense está invicto há cinco partidas. Nesse período, o time treinado por Rodrigo Bandeira conquistou quatro vitórias e um empate.