DIVISÃO DE ACESSO : Pelotas prevê 1ª fase equilibrada
O Pelotas prevê uma primeira fase equilibrada na Divisão de Acesso de 2018. A tradição dos clubes do Grupo A – todos com histórico de participação na primeira divisão – e o tempo equivalente de preparação na pré-temporada indicam de uma disputa parelha. De uma chave de oito equipes, metade delas avança para as quartas de final da competição, juntando-se aos quatro times classificados no Grupo B.
“Vai ser um campeonato muito equilibrado. Muitos jogos vão se decidir nos detalhes, e precisamos estar atentos a esses detalhes”, afirma o diretor executivo, Rafael Farias. Ele cita que todas as oito equipes possuem tradição de participação no Campeonato Gaúcho – mesmo o Bagé, que faz tempo que se encontra longe da elite do futebol estadual. Sua última participação se deu em 1994.
É verdade que o Esporte Clube São Gabriel foi fundado em 2013, mas é a retomada da história do São Gabriel Futebol Clube, que disputou o Gauchão entre 2002 e 2005 e se licenciou há nove anos. Tanto é continuidade que o presidente é o mesmo: Roque Hermes.
O outro fator de equilíbrio é que todas as equipes iniciaram a pré-temporada mais ou menos ao mesmo tempo. “Está tudo muito igual na preparação, porque a diferença é de um ou dois dias entre as datas de apresentação das equipes”, diz Farias. Quanto à diferença técnica e tática, a avaliação só poderá ser feita a partir de março, quando começar a competição. Até lá a tradição e o período de treinamento deixam tudo embaralhado, sem condições de identificar que está em vantagem.
Grupo A
- Aimoré (2016)
- Bagé (1994)
- Guarani/VA (2007)
- Inter/SM (2011)
- Lajeadense (2016)
- Pelotas (2014)
- Santa Cruz (2013)
- São Gabriel (2005)
Entre parênteses o ano do rebaixamento