Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

DOMÉSTICAS: 2013 foi um ano marcado por avanços na categoria

17 dezembro
09:58 2013

Trabalhadores domésticos conseguiram algumas melhorias esse ano, mas ainda esperam por mais direitos trabalhistas

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Pelotas, Ernestina dos Santos Pereira. Foto: Alisson Assumpção/DM

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Pelotas, Ernestina dos Santos Pereira.
Foto: Alisson Assumpção/DM

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Pelotas representa todas as pessoas que prestam serviço para uma pessoa física ou em um ambiente residencial. Para a entidade o ano de 2013 foi marcado pela conquista de algumas melhorias essenciais para a categoria.

“Esse ano conseguimos regulamentar alguns direitos básicos dos trabalhadores domésticos que ainda não eram cumpridos, como a jornada de trabalho de no máximo 44 horas semanais para quem ganha apenas um salário mínimo no valor de R$ 678,00, o pagamento obrigatório das horas extras, 30 dias de férias e décimo terceiro salário”, disse a presidente do sindicato, Ernestina dos Santos Pereira.

O sindicato tem cerca de 1.100 associados em Pelotas, mas grande parte desse número ainda não tem carteira assinada, “A entidade espera que no próximo ano a categoria consiga mais melhorias para a profissão, como a carteira assinada, pois hoje ainda é grande o número de trabalhadores domésticos na informalidade”, conclui Ernestina.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções