É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! : Pelotas coroa campanha evolutiva na Copa Verardi
Por: Henrique König
O Pelotas é o campeão da Copa Federação Gaúcha, este ano nomeada de Copa Verardi. O Lobão segurou o São José no Passo d’Areia no sábado, sofreu um gol apenas de pênalti e, com o placar agregado de 2×1, sagra-se bicampeão de Copa RS. Na campanha, foi segundo no grupo de liderança do Bagé, trocou de técnico com Picoli na vaga de Felipe Endres, que montou o elenco com a direção. Mesmo assim, os jogadores foram evoluindo e fizeram bonito no mata-mata: passagem por Cruz Alta, São Borja, para conquistar vaga na Série D, Caxias, vencendo no Centenário, e São José na grande decisão, com vitória na Boca do Lobo para assegurar outra taça no armário.
A partida na grama sintética em Porto Alegre foi do São José com o domínio da bola e o Pelotas, com Thiago Costa de volante na vaga de Vacaria, em postura defensiva. Felipe Chaves atuou na zaga com Negretti. Começo de poucas chances. Crystopher finalizou de longe aos 29’ e Mateus Claus espalmou para não se complicar.
A marcação do Pelotas era o trunfo. Além de anular o meio de campo do São José, os poucos espaços surgidos pelas pontas, sobretudo pelo lado direito de ataque do Zequinha, davam em nada nos cruzamentos, com a formação defensiva e a postura firme.
Faltava uma saída rápida e com qualidade com a bola para liquidar o jogo, mas o primeiro tempo passou até ligeiro, sem maior incômodo contra Gustavo Xuxa, então titular, e Rafael Tavares, camisa 10 que voltou ao time do Zequinha. Na melhor jogada deles, serviram Luiz Eduardo aos 37’ e o centroavante chutou de dentro da área para grande defesa de Mateus Claus.
Na arrancada do segundo tempo, 3’, o lance que o Pelotas queria. Contra-ataque, lançamento de Jô para Juliano, este chegou ao fundo, cruzou de volta para Jô, que escorou de cabeça e Giovane chutou sobre a marcação; na sobra,
Mateus Santana mandou por cima. O bom volante Machado, da base gremista, saiu lesionado e Silas entrou no São José.
Rafael Jacques se mostrava nervoso, queria o time em cima do Pelotas, mas os avanços eram em vão. Aos 15’, Crystopher bateu escanteio e Luiz Eduardo cabeceou sem sair do chão, a bola ia ao ângulo e Claus espalmou bonito. O Pelotas tentou na mesma moeda, Busanello cruzou e Negretti mandou de cabeça para defesa de Fábio.
Aos 20’, já eram 10 escanteios do São José no jogo. Quando Picoli mexeu, com Gabriel Soares no lugar de Juliano e Jean Roberto na vaga do sumido artilheiro do torneio, Giovane Gomez, o árbitro Lucas Horn deu pênalti para o adversário aos 24’. Muita reclamação do Pelotas pelo lance da bola aérea na entrada da área. O goleiro Fábio cobrou, fez e descontou o agregado. O jogo obviamente ficou nervoso. Tavares cruzou e Everton Junior, sozinho, chutou de primeira por cima, em erro da zaga pelotense aos 29’.
Era a velocidade do Zequinha contra a experiência do Lobo. Jean Roberto, de longe, assustou pelo Áureo Cerúleo. Aí o jovem Davis, filho do Tinga, entrou tabelando na área e quase guardou. Thayllon corria pela esquerda e cavava faltas próximas da meta, irritando o time do Pelotas. Foi indefinição até o fim com muitos levantamentos do São José assombrando.
Mas acabou o jogo e o Pelotas comemorou a esperada taça: título da Copa Verardi para acompanhar a vaga na Série D. Bicampeonato de Copa RS: 2008 e 2019, além da Supercopa Gaúcha de 2013 e a Recopa em 2014.
Busanello: “Parabéns para a torcida que veio e fez essa bonita festa”. Tatto: “com essa torcida chega a arrepiar, grandes momentos da minha carreira”.
Negretti: “Éramos favoritos e conseguimos nesse trabalho que começou com o Felipe (Endres)”.
Wallacer: “Todo mundo de parabéns, o Pelotas principalmente. Agradecer, descansar e temos certeza que faremos uma grande equipe para o Gauchão.”
Presidente Gilmar Schneider: “Tarde feliz para nós, entramos para conseguir a vaga e fomos agraciados com o título. A torcida deu um show e o time se comportou como deveria ser”. Com clima de dever cumprido, breves férias aos atletas e depois é reapresentação para futurar no Campeonato Gaúcho.
FICHA TÉCNICA: SÃO JOSÉ 1×0 PELOTAS
SÃO JOSÉ: Fábio; Márcio Lima, Wagner, Manu (Davis) e Dudu Mandai (Marcelo); Machado (Silas), Crystopher, Rafael Tavares, Gustavo Xuxa (Thayllon), Everton Junior e Luiz Eduardo. Técnico: Rafael Jacques.
PELOTAS: Mateus Claus; Jean Malheiros, Negretti, Felipe Chaves e Busanello; Thiago Costa, Santana e Wallacer; Juliano (Gabriel Soares), Jô e Giovane Gomez (Jean Roberto). Técnico: Picoli.
- ÁRBITRO: Lucas Horn.
- GOL: Fábio (26’/2º).
- LOCAL: Passo d’Areia | Porto Alegre.
- Partida de volta da final da Copa Antônio Verardi.
- Pelotas campeão. São José vice.
Fotos : Tiago Winter