Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

ECOSUL : Alunos participam do Projeto de Educação Infantil no Trânsito

02 junho
09:28 2014

Mundo Azul Ecosul 02Desvendar o mundo das placas de trânsito, entender o funcionamento de uma sinaleira e aprender a importância da faixa de segurança foram alguns dos desafios que os alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado Mundo Azul tiveram quinta-feira, participando do projeto de Educação Infantil no Trânsito da Ecosul.

O grupo, formado por autistas e portadores de síndrome de Down, com idade entre sete e 50 anos, assistiu a uma palestra lúdica e teve uma aula prática na minipista localizada na sede da concessionária. De acordo com a psicopedagoga e diretora do centro, Patrícia Molina, a intenção ao inserir os alunos em projetos como este é de proporcionar novas experiências e ampliar os horizontes cotidianos. “Mostrar para sociedade que eles têm condições”, resume.

O grupo começou o trabalho de educação no trânsito através da psicopedagoga Giorgia Carúccio Gotuzzo, que idealizou os primeiros passos desta aventura em sala de aula. “Criamos uma sinaleira, placas e quebra-molas de papelão”, conta. O próximo passo foi verificar a relação dos alunos com o mundo real. O grupo foi cinema, caminhando pelas ruas e observando cada símbolo de trânsito, placa e faixa de segurança. “Foi nosso primeiro passo, uma experiência incrível e muito bem aproveitado por eles”, avalia a professora.

Ao tomar conhecimento do projeto da Ecosul, as professoras entraram em contato com a concessionária e agendaram uma visita.  O grupo inicialmente ouviu a palestra ministrada pelos integrantes do Comitê de Segurança Rodoviária (CSR), Luis Paulo Netto e Daniel Corrêa. “Quando sentados no carro a primeira coisa que devemos fazer é colocar o cinto de segurança”, reforçou Luis Paulo. A diferença das placas de regulamentação, advertência e proibição também foram detalhadas. “A faixa de segurança é o local correto para atravessarmos a rua”, salientou Daniel.

MUNDO AZUL – O Centro de Atendimento Educacional Especializado Mundo Azul nasceu há dois anos, através da vontade de Patrícia de proporcionar um espaço de apoio a crianças com espectro autista, Síndrome de Down ou atraso no desenvolvimento. A motivação tomou força após o nascimento da filha, hoje com seis anos, que é deficiente auditiva. “Comecei a estudar sobre o autismo e me qualificar, na verdade eu quis transformar a minha experiência pessoal em algo bom, dando suporte às famílias com filhos especiais”, observou. Hoje o centro atende alunos de toda região, desde São Lourenço do Sul, Turuçu até Jaguarão. “Temos alunos, de idades variadas, e todos possuem atendimento especializado”, explica. A intenção do espaço é trabalhar também a relação dos pais com os filhos e da família com a sociedade. “Nós acreditamos neles e a partir daí reforçamos sua autoestima”, destaca. Para resumir a emoção da tarde de ontem, a aluna Caroline Braun, abriu um sorriso largo. “Foi legal e divertido”, sentenciou.

GRUPO do Centro de Atendimento Especializado Mundo Azul

GRUPO do Centro de Atendimento Especializado Mundo Azul

PROJETO – O projeto de Educação Infantil no Trânsito da Ecosul foi criado em 2008 com a intenção de educar futuros motoristas para uma direção defensiva e correta. Em função disso a dinâmica inclui uma palestra, onde a abordagem didática é feita de forma divertida e coesa com a idade das crianças. Com foco na conscientização no trânsito, o projeto já atendeu um universo de 3,5 mil crianças de mais de 60 escolas públicas e privadas de Pelotas e região. As atividades são destinadas a crianças de cinco a nove anos e acontecem sempre às quartas-feiras, das 14 às 16h, na sede da concessionária. As escolas interessadas em agendar participação podem entrar em contato com o Setor de Comunicação da Ecosul, através do telefone (53) 2128.4406 ou 2128.4443.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções