Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Eduardo Leite renuncia e permanece no PSDB

Eduardo Leite renuncia e permanece no PSDB
29 março
08:49 2022

O governador Eduardo Leite (PSDB) renunciou nesta segunda-feira (28) ao cargo de governador do Rio Grande do Sul. O comunicado foi feito em vídeo apresentado antes da entrevista coletiva convocada para o Palácio Piratini. “Vou renunciar ao poder para não renunciar à política”, disse Leite ao destacar que a decisão foi “ponderada” e “demorada” devido sua importância. Quem assume o principal cargo do governo pelos próximos nove meses é Ranolfo Vieira Júnior, então vice-governador do Estado.

Durante o discurso, Eduardo Leite também confirmou que seguirá no PSDB. “Eu fico com meu partido porque o PSDB é importante na minha vida”, disse. Agora, sem ocupar o cargo de governador, Leite quer “liberdade e disponibilidade para se movimentar no campo político”.

A renúncia marca mais um passo do político rumo à tentativa de disputar as eleições. Em novembro do ano passado, Leite perdeu as prévias do partido para João Doria, governador de São Paulo, em decisão apertada. Durante coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, Leite afirmou que conversou com Doria por telefone momentos antes do anúncio da renúncia. Segundo ele, os dois estão “alinhados” em suas propostas para o país.

“A renúncia me abre muitas possibilidades e não me retira nenhuma. A lei eleitoral exige que estejamos fora de um cargo executivo”, respondeu Leite ao ser questionado sobre suas aspirações políticas. “Eu tenho disposição, mas não quero isso a qualquer custo. Tenho uma história dentro do partido. São 20 anos de filiação”, destacou.

Leite afirmou que há conversas bem avançadas entre o PSDB e outros partidos. Ele afirmou que as prévias não perdem a validade, mas perdem a exclusividade.

Desde então, nos últimos meses, Leite acenou para uma possível troca de partido, migrando para o PSD, o que não se concretizou. Dois dias após Leite ter participado de ato do PSD, de Gilberto Kassab, lideranças do PSDB divulgam carta pedindo para que ele permanecesse na sigla. O governador respondeu positivamente. Essa decisão foi selada em discurso nesta segunda-feira.

Com a renúncia de Leite, assume o comando do governo gaúcho o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que acumula a função de secretário da Segurança Pública desde o início da gestão. Ranolfo é pré-candidato a governador pelo PSDB.

Leite é o primeiro governador desde Pedro Simon (MDB), em 1990, a renunciar ao cargo faltando meses para o final do mandato. Na ocasião, Simon afastou-se para concorrer ao Senado. Na época, o vice, Silva Guazelli assumiu o governo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções