EDUCAÇÃO INFANTIL : Prefeitura compra computadores para todas as escolas municipais
As 29 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Pelotas iniciarão o ano letivo de 2019 com novos computadores. A previsão é de que, até o início das aulas, em 25 de fevereiro, todos os educandários já estejam com os equipamentos instalados. A Prefeitura investiu R$ 104,55 mil na compra das máquinas, que são fundamentais para o trabalho administrativo nas escolas, como preenchimento de efetividades e avaliação de pareceres descritivos dos alunos.
O setor de informática da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) programou um cronograma para levar os novos computadores às Emeis. Na manhã desta sexta-feira (15), quatro equipes foram às escolas Bernardo de Souza, Marília Poliesti, Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes para realizar a instalação; 13 educandários já receberam as novas máquinas (veja abaixo) – cerca de 45% do montante total.
O processo inclui a efetuação de um backup, que é a cópia de todos os documentos arquivados para transferi-los aos novos equipamentos, explica o gerente de informática da Smed, Vilson Tages. “São computadores muito bons, que vêm com cinco anos de garantia. Eles têm monitores de 19,5 polegadas, que permitem regulagem de altura e giram 360º”, acrescenta.
MELHORIAS
Tages também detalha que a máquina é completa – com mouse, teclado e estabilizador –, tem memória de 4 giga, HD de 500 giga, processador i3 e já fica nas escolas com todos os programas e sistemas, que são licenciados, instalados. Os computadores atuais permanecem nos educandários, ele ressalta.
Na Emei Bernardo de Souza, o novo equipamento ficará na sala da direção e será utilizado para a produção de relatórios escolares, solicitação de materiais pedagógicos, arquivamento de históricos dos estudantes, preenchimento de Fichas de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficais), entre outras atividades administrativas. “É excelente. Isso vai agilizar muito o nosso trabalho, principalmente, pelo grande volume de material que lidamos aqui”, conta a coordenadora pedagógica do educandário, Luciane Mendes. A pedagoga relata que, até então, a equipe diretiva se revezava nestes serviços da escola que tem, atualmente, mais de 530 crianças matriculadas.
NOVIDADES
Além das 29 Emeis terem internet, novas impressoras multifuncionais também foram instaladas em todas as escolas municipais, incluindo as de Ensino Fundamental. Ao todo, 120 máquinas, que permitem a impressão de documentos, escaneamento e xerox, foram entregues pelo Município às 89 instituições de ensino e à Smed, em 2017. “A padronização delas foi fundamental, já que não precisamos mais lidar com materiais e modelos diferentes”, pontua o gerente de Informática.
Os computadores já foram instalados nas Emeis Adayl Bento Costa, Albina Peres, Bernardo de Souza, Dyrio Gorgot, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Marechal Ignácio de Freitas Rolim, Marília Poliesti, Mário Quintana, Nelson Abott de Freitas, Paulo Freire e Vinícius de Moraes. Na Bernardo de Souza, o técnico Éder Massaut realizou a instalação.