Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

 Mais recentes

ELEIÇÃO HISTÓRICA : Uma mulher na presidência da LPF

23 novembro
09:00 2015

A Liga Pelotense de Futebol (LPF) é considerada a entidade mais antiga do Rio Grande do Sul. Nessa existência de 108 pela primeira vez uma mulher assume oficialmente a presidência. Ana Luiza Ruoso irá comandar o futebol amador da cidade nos próximos dois anos.

Criada em 1907, a LPF foi registrada somente no dia 23 de julho de 1923. É nesta segunda data que passou a existir de direito. Esse debate se a entidade é ou não é centenária não tem importância no momento. O destaque da atualidade é o de pela primeira vez uma mulher chegar ao cargo de presidente. O pioneirismo cabe a Ana Luiza Ruoso que foi conduzida recentemente ao cargo, com 14 votos a favor e apenas dois contrários – dos clubes que compareceram para participar do pleito.

Ana já vinha respondendo pela presidência da entidade desde o ano passado, quando assumiu o cargo interinamente em função do afastamento do presidente José Augusto Cavalheiro Manske. Era vice-presidente. Agora, ela será acompanhada na diretoria por Celso da Rocha Guimarães (vice-presidente), Rosângela Santos (secretária) e Rosane Ferrer Alves (tesoureira). Também foi eleito o Conselho Fiscal, que será composto por Dilson Cardoso Rodrigues e Davi Anderson Maciel (titulares); José Araújo e Paulo Ricardo de Souza (suplentes).

INGRESSO – Num ambiente de domínio absoluto dos homens, Ana Ruoso chegou à LPF em 2012 em função do trabalho que desenvolvia no Projeto Jovem Atleta. “Comecei a participar das reuniões dos clubes de categorias de base e, como tenho muita facilidade de comunicação, fui convidada a participar da nova diretoria da entidade”, recorda. O convite partiu do ex-presidente da LPF, Darlan Berneira.

Ana Luiza Ruoso – entre o presidente de honra da entidade Irajara Furtado e José Augusto Cavalheiro, que o antecedeu na presidência

Ana Luiza Ruoso – entre o presidente de honra da entidade Irajara Furtado e José Augusto Cavalheiro, que o antecedeu na presidência

O primeiro cargo foi na direção de comunicação da entidade. Depois passou para a vice-presidência e mais tarde assumiu o cargo de presidente de maneira interina. Por fim, a vitória na recente eleição. Ana garante que administra bem o “jogo de interesses” entre os dirigentes dos clubes, o que, em outros tempos, era alimento para debates intensos. “Posso dizer que convivo em completa harmonia com as diferentes partes”, diz a dirigente.

Ela não tem dúvida que a presença feminina serviu para mudar os costumes no ambiente das reuniões. “Não tenho dúvida que a presença da mulher serviu para acalmar o ambiente. Antes o clima era bastante hostil, até nas reuniões das categorias de base. Hoje, as filhas dos presidentes, até as esposas, comparecem às reuniões. E eu me sinto em casa”.

Projetos

A presidente eleita da LPF – a posse ocorre no dia 26 – tem como proposta a integração da entidade com outros segmentos do futebol local. “Queremos aproximar mais o amador do profissional, e também promover a aproximação com as associações coloniais, inclusive, para a realização de campeonatos em conjunto”, afirma.

A atuação da liga é na organização do futebol amador da cidade. Uma das metas, segundo Ana Ruoso, é incentivar as categorias de base, como forma de ocupar o tempo dos jovens com o esporte. Está sendo realizada a Copa Ivan Ziebell (patrono da entidade – falecido em 2012) nas categorias sub-12 e sub-14.

A LPF organiza também o Citadino adulto e de base. Em janeiro começa o tradicional torneio de verão, o Praiano, com os jogos sendo disputados na Praça Aratiba no Balneário dos Prazeres. Atualmente, a liga conta com pouco mais de 30 clubes em atividade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções