EM AGOSTO : Pelotas prepara mais uma edição do Dia do Patrimônio
O Dia do Patrimônio é comemorado nacionalmente no dia 17 de agosto, data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores e primeiro presidente do IPHAN, órgão federal de proteção ao patrimônio cultural nacional. O evento vem ao encontro do reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, concedido à Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo seu conjunto histórico e tradição doceira.
Com estas duas influências, construiu-se o Dia do Patrimônio de Pelotas: em dois dias, próximos a data nacional, uma celebração ao patrimônio histórico e a cultura de Pelotas se espalha pela cidade, levando as mais diversas formas de expressão cultural para despertar na população o sentimento de pertencimento, a fim de estimular novas reflexões e mais diálogo entre a comunidade e seu patrimônio cultural.
O evento prevê diversas atividades como visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas, exposições, apresentações teatrais e musicais, projeções de filmes, etc. Os prédios históricos são identificados com bandeiras coloridas, de acordo com o nível de tombamento da edificação. Imóveis com bandeiras verdes são de tombamento federal; vermelhas, estadual; azuis, municipal; amarelas, inventariados. Os principais prédios históricos do município ficam abertos para receber o público em geral, com a orientação dos agentes do patrimônio.
Centros de Atenção ao Turista – Horários
Memorial Mercado Central – Banca 75
Diariamente: 8h – 18h | 53 3225 8256
Museu e Parque da Baronesa
Diariamente: 13h30min – 17h30min
Quiosque Casa da Praia
De terça a domingo: 8h – 18h | 53 3305-6055