Empate em 1 a 1 com o São José na capital coloca o Brasil mais perto da decisão do título
A performance não foi das melhores: tinha o gramado diferenciado em favor do adversário para atrapalhar o melhor time da fase classificatória. Mas a sorte também esteve em campo e ao lado do Xavante, na noite deste domingo, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre. E o resultado por 1 a 1 deixa os comandados do técnico Clemer na porta da decisão do Campeonato. A confirmação pode ocorrer com mais um empate, sem gols, com o São José, no jogo de volta, quarta-feira às 19h, na Baixada.
Os primeiros 45 minutos de jogo sobre o gramado sintético foram de poucas jogadas mais agudas, para os dois lados. E com pouco trabalho para os goleiros. Mas aos 45 minutos, Mossoró fez falta em Dudu Mandai, dentro da área. Pênalti, que o goleiro Fábio cobrou e marcou: 1 a 0 para o Zequinha.
No tempo final, o São José foi mais presente no ataque e obrigou o goleiro Marcelo Pitol a fazer no mínimo duas importantes defesas que impediram a ampliação do placar em favor do time da capital. A arbitragem, no entanto, impediu o que poderia ser o empate xavante ao não marcar uma penalidade em Alisson Farias, após boa jogada pela esquerda.
Quando o jogo se encaminha para o final, a sorte ajudou o Xavante. Após cobrança de falta do meio-campo, em que a bola foi levantada para a área do São José, a zaga cortou para trás e deixou Heverton livre, na frente de Fábio. E o zagueiro rubro-negro mandou para a rede do Zequinha: 1 a 1, para delírio da torcida rubro-negra que compareceu em número expressivo ao estádio Passo D’Areia e promete lota a Baixada na quarta-feira.
No jogo de volta, serve ao Brasil empate sem gols; resultado em 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Empate por qualquer placar acima de 1 a 1 dá a vaga ao São José.
Independentemente do adversário, se passar à final o Brasil decidirá o titulo no Estádio Bento Freitas.
FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ 1 x 1 BRASIL
SÃO JOSÉ: Fábio; Márcio Lima, Bruno Jesus, Éverton Alemão e Dudu Mandai, Tiago Pedra, Kelvin(Wagner), Matheusinho e Felipe Guedes; Márcio Jonatan(Porcellis) e Clayton.Técnico: Rafael Jaques,
BRASIL: Marcelo Pitol; Éder Sciola(Edinei), Leandro Camilo, Heverton e Artur; Leandro Leite, Valdemir, Mossoró(Lourency), Calyson e Alisson Farias; Robério(Léo Bahia). Técnico: Clemer.
- ARBITRAGEM: Roger Goulart, com Maurício Penna e Michael Stanislau.
- CARTÕES AMARELOS: Felipe Guedes, do São José; Valdemir e Alisson Farias, do Brasil.
- LOCAL: Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.