Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Estado convoca concursados do Instituto Geral de Perícias

Estado convoca concursados do  Instituto Geral de Perícias
19 junho
09:17 2020

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de quinta-feira, o chamamento de 97 aprovados nos concursos 1 e 2/2017 do Instituto-Geral de Perícias (IGP). De acordo com o calendário, foram convocados trinta peritos médico-legistas, quarenta técnicos em perícias (áreas Radiologia e Ensino

Médio), e 25 peritos criminais (áreas de Computação Forense, Engenharia Mecânica, Química/Engenharia Química, Biomedicina/Farmácia/Biologia, Psicologia, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica). Também estão sendo convocados dois técnicos em perícias do cadastro reserva, remanescentes da primeira nomeação, totalizando 97 convocados.

“Esses agentes reforçam a segurança pública gaúcha, e certamente contribuirão para que sigamos reduzindo índices de criminalidade, como temos observado no Estado”, afirmou o governador Eduardo Leite, ao anunciar a nomeação em transmissão ao vivo.

Abraham Weintraub deverá ir para o Banco Mundial

Abraham Weintraub deverá ir para o Banco Mundial

“As nomeações cumprem o compromisso do governo de reforçar os quadros das vinculadas da Segurança Pública de forma planejada, respeitando a situação fiscal do Estado. É, sem dúvida, uma medida essencial para continuar reduzindo os indicadores criminais, fortalecendo as premissas propostas pelo programa RS Seguro”, disse o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, também secretário da Segurança Pública.

Os candidatos terão o prazo legal para apresentação dos documentos previstos em edital de convocação. A posse definitiva só será dada após o aval do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest). Depois dessa etapa, inicia-se o curso de formação profissional, com duração prevista de 360 horas-aula, composto de três módulos: básico, específico e prático. Os tutores e docentes já foram selecionados por meio de processo seletivo.

“As nomeações agregam ao corpo de profissionais do IGP, preenchendo vagas importantes para agilizar o trabalho da perícia gaúcha e melhorar o atendimento ao cidadão”, explicou a diretora do IGP, Heloísa Kuser.

Neste ano, em função das medidas de distanciamento social previstas em decreto do governo do Estado, o curso de formação do IGP utilizará uma plataforma virtual de sala de aula para todas as disciplinas teóricas.

Ao todo, o cronograma de chamamento prevê 170 vagas, sendo 45 para perito criminal, oitenta para técnico em perícias e 45 para perito médico-legista. Além do chamamento de quinta, estão previstas 38 nomeações para março de 2021 e 37 em março de 2022.Considerando a projeção de aposentadorias e o chamamento de servidores, o quadro de peritos deve passar de 256 para 273 em três anos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções