ETA SÃO GONÇALO : Reservatório de água tratada vai abastecer 170 mil consumidores
As obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo continuam avançando em diversas frentes de trabalho.
O Consórcio Enfil Ônix, que está executando a ETA São Gonçalo, e o Sanep estão fazendo preparativos para prosseguir dentro de algumas semanas o percurso de canalização que conduzirá água tratada da futura ETA até o Reservatório R1, localizado na praça Piratinino de Almeida (praça da Santa Casa), licenciado pela Secretaria de Qualidade Ambiental.
“Fizemos um comunicado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre uma pequena alteração no trajeto, mas as obras não pararam, os outros setores continuam em construção”, explica o diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams. Estão em andamento as casas do cloro e de química, a subestação de energia elétrica, os tanques de produtos químicos e o tanque pulmão, entre outros setores da ETA São Gonçalo, localizados em área do Sanep, no Capão do Leão.
A tubulação que levará a água ao R1 chegou à avenida Duque de Caxias, nas proximidades do entroncamento com a Presidente João Goulart e praça 20 de Setembro. De lá vai cortar a pista bairro/Centro da Duque de Caxias, passando da calçada da direita para o canteiro central da praça 20 de Setembro e Marechal Floriano, pela lateral da praça Cipriano Barcelos, e logo a Santos Dumont, até a praça Piratinino de Almeida, onde fica o R1.
EMPREGOS
A construção da ETA São Gonçalo chega a 50% do total da obra e pouco mais de 70% da parte civil. O projeto está orçado em R$ 42 milhões, com recursos do PAC Saneamento e contrapartida do Município. Só a tubulação conta com investimento de R$ 14 milhões.
As obras geram 75 empregos diretos, entre motoristas, operadores de máquinas, soldadores, eletricistas, soldadores, serventes, carpinteiros, pedreiros, mecânicos industriais, caldeireiros, encanadores industriais, montadores de andaimes e auxiliares de montagem. Há, ainda, a contratação de mão de obra indireta de funcionários administrativos e auxiliares, almoxarifes, técnicos de segurança no trabalho, técnicos em planejamento, projetistas, encarregados de obras e supervisores civis.
ESTRUTURA
O reservatório de água tratada, com capacidade para 4 mil m³ (equivalente a 4 milhões de litros), passará a receber concreto da laje de fundo na semana que vem. Serão necessários 240 m³ de material – volume que corresponde a 30 caminhões. A ETA São Gonçalo terá capacidade de abastecimento de 170 mil consumidores, com possibilidade de liberar 500 litros por segundo. As obras iniciaram-se em julho de 2015 e devem ser finalizadas até julho de 2017, mas dependem dos repasses federais.