EXEMPLO A SEGUIR : Brasil se inspira na Chapecoense
Modelo de responsabilidade administrativa do clube catarinense é admirado pelos rubro-negros
Não é uma questão nova, mas agora é admitida publicamente pela diretoria do Brasil. O modelo a ser seguido pelo clube é o da Chapecoense – time que se estabeleceu na Série A do Brasileiro e faz campanha história na Sul-Americana, disputando vaga na final com o San Lorenzo da Argentina. Esse o exemplo a ser seguido está mais na questão de estruturação do clube e de responsabilidade administrativa.
A ideia de se espelhar na Chapecoense foi revelada pelo vice de futebol, Cláudio Montanelli, ao final do jogo de sábado – vitória de 2 a 1 diante do Vasco, no Bento Freitas. Ontem, o dirigente explicou mais. “O modelo da Chapecoense é, primeiramente, pela responsabilidade administrativa do clube. Eles (dirigentes catarinenses) deram uma mostra disso quando o Bahia fez uma proposta de uns R$ 300 mil para o Guto Ferreira. Eles poderiam bancar essa proposta, mas agiram com responsabilidade. O projeto tem que estar acima das pessoas”, afirmou.
Montanelli lembrou que o Brasil tem sido fiel à “responsabilidade administrativa”, especialmente no que se refere ao investimento no futebol. “Neste ano poderíamos ter avançado um pouco mais, trazendo mais um ou dois jogadores, mas preferimos manter uma folha salarial suportável pelo clube”, destacou.
Até na formação de estrutura, o Brasil vê na Chapecoense um modelo apropriado. “Eles tinham o velho Índio Condá, que deu lugar para a Arena Condá. Um estádio, que pensamos, o Bento Freitas ficará semelhante quando estiver concluído”, frisou Montanelli, que entende ser este o momento de estabelecer a lógica na Baixada: o clube sustentar o futebol, ao invés do que ocorre atualmente que é o futebol levar o clube.
Ascensão da Chape
A Chapecoense começou sua ascensão no futebol brasileiro em 2012, quando chegou às semifinais da Série C e garantiu acesso para a segunda divisão nacional. No ano seguinte, a equipe do norte catarinense deu novo salto: saiu da Série B para a Série A do Brasileiro. Vaga conquistada por ter sido vice-campeã – atrás apenas do Palmeiras.
Está na terceira temporada seguida na primeira divisão – sempre fazendo campanha razoável. Em 2014, a Chapecoense encerrou a competição na 15ª colocação. Já no ano seguinte conseguiu uma posição a mais (14º). Nesta edição está em 10º lugar.
No ano passado, o clube estreou em competições internacionais. Foi eliminado pelo River Plate nas quartas de final da Sul-Americana. Neste ano está nas semifinais: empatou o jogo de ida por 1 a 1 com o San Lorenzo fora de casa.